Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Prevenção de Quedas (24/06) alerta sobre riscos de quedas para pessoas de todas as idades, principalmente as idosas. De acordo com o Ministério da Saúde, 25% dos idosos que moram em regiões urbanas já sofreram alguma queda.
Hoje, pessoas com 60 anos ou mais representam cerca de 25% dos pacientes da AACD. Pensando nesse e nos demais públicos, a Instituição promoveu ações especiais durante a Semana de Prevenção de Quedas, entre 23 e 27 de junho. Nesse sentido, foram realizadas gincanas, quizzes, exibição de vídeos educativos e rodas de conversa. O principal objetivo foi alertar os pacientes e acompanhantes de que a queda é um problema sério e pode levar a lesões graves e hospitalizações.
A prevenção de quedas
Primeiramente, quem deseja evitar quedas deve tomar cuidado com pisos escorregadios, uso excessivo de cera, degraus mal sinalizados, tapetes soltos, escadas sem corrimão ou antiderrapante, objetos espalhados pelo chão e iluminação inadequada.
Basta que um desses perigos esteja presente para o risco de queda aumentar. Dessa forma, a situação piora quando combinado a comportamentos inseguros, como subir em cadeiras de rodinhas ou caminhar usando o celular.
Repercussão na mídia
Além do vídeo com dicas para prevenção postado em nossas redes sociais, os eventos realizados pela AACD também foram pauta no Brasil News, da Rede Brasil.
Acompanhe a AACD
Para não perder nenhuma novidade, siga a AACD nas redes sociais: Instagram, Facebook, X, LinkedIn e YouTube. Dessa forma, você se mantém sempre atualizado!