A AACD publicou em seu site oficial o relatório integrado de prestação de contas referente a 2024. O objetivo é comemorar conquistas e apontar desafios da Instituição, que completa 75 anos de história em 2025.
Só para ilustrar, o documento aponta que, atualmente, 66,5% dos pacientes atendidos são pessoas maiores de idade (18+). Apenas 33,5% dos pacientes são crianças e jovens (0 a 17 anos). Desta forma, o perfil demográfico segue o mesmo pelo menos desde 2020, com adultos como a maioria dos pacientes atendidos.
Além disso, o aumento do atendimento a idosos na AACD pode estar relacionado ao envelhecimento da população. Em 2021, o índice de pacientes com mais de 60 anos foi de 18,74%. Já em 2024, 24,9% das pessoas atendidas na instituição estavam nessa faixa etária.
Clique aqui para baixar o Relatório Integrado 2024 da AACD
Outros destaques do relatório integrado
O documento também traz outras conquistas históricas da AACD em 2024. Por exemplo, a conclusão das obras de expansão do Hospital Ortopédico AACD. Assim como a ampliação de atendimentos por meio de novas entidades parceiras no modelo de Cooperação Técnica.
Neste período, as oficinas ortopédicas das unidades da AACD Ibirapuera, em São Paulo, e da AACD Recife passaram por ampliações e modernizações. Na capital paulista, houve a implementação da metodologia Sistema Toyota de Produção (TPS). Isso melhorou a capacidade de produção das adequações de cadeiras de rodas em até 50%. Já na capital pernambucana, a expansão da oficina trouxe grandes melhorias. Como resultado, permitiu-se a entrega de mais de 20 mil produtos e a realização de 16 mil atendimentos ao longo do ano.
Além disso, destacam-se em 2024 os mais de 858 mil atendimentos realizados a 51,3 mil pacientes, 7 mil cirurgias, 35,2 mil exames e 62,4 mil produtos ortopédicos entregues. Hoje, a AACD conta com um Hospital Ortopédico, sete Centros de Reabilitação, cinco Oficinas Ortopédicas e oito parcerias no modelo de Cooperação Técnica, além da área de Ensino e Pesquisa.
A AACD realiza 80% dos atendimentos via SUS (Sistema Único de Saúde), no entanto, o financiamento público não cobre integralmente os custos operacionais. Por isso, outras fontes de receitas são fundamentais para o financiamento das atividades, como doações pontuais e de longo prazo, parcerias com empresas, programas de arredondamento de troco, bazares e campanhas institucionais como o Teleton, além de atendimentos particulares e via convênio.
Visibilidade e mobilização social
A Campanha AACD Teleton 2024, sempre em parceria histórica com o SBT, foi um marco ao gerar uma arrecadação recorde de R$ 36,1 milhões, recurso que garante mais de 282 mil atendimentos em 2025. A campanha também ganhou destaque nacional em mídia out of home (OOH), alcançando 25 cidades em 16 estados pelo País com o apoio de 55 parceiros.
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