Ensino e Pesquisa

Reconhecida por sua expertise em Ortopedia e Reabilitação, a AACD investe em Ensino e Pesquisa com o objetivo de aprimorar processos, promover a evolução dos profissionais e disseminar conhecimento. Dessa forma, a Instituição reforça seu compromisso com a melhoria constante do tratamento oferecido aos pacientes e a qualidade de vida das pessoas com deficiência física.

Ensino

A AACD oferece cursos para profissionais internos e externos, estimulando sua capacitação, aprimoramento e reciclagem em Ortopedia e Reabilitação. Para os participantes, trata-se de uma oportunidade única para investir em qualificação, trocar experiências e ampliar a rede de contatos com profissionais e estudantes de todo o Brasil.

Os cursos são ministrados por especialistas da AACD e têm carga horária de curta e média duração. Destacam-se o Aperfeiçoamento em Reabilitação, com foco na experiência prática, e a Aperfeiçoamento em Fisioterapia, que no período de um ano permite ao aluno ter contato com todas as áreas de reabilitação da AACD.

Para mais informações sobre a área de Ensino, entre em contato: educacao@aacd.org.br, +55 (11) 5576-0979 ou +55 (11) 5576-0797, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Pesquisa

A AACD investe em pesquisa na área de Ortopedia e Reabilitação, fundamental para a inovação tecnológica, a evolução do tratamento de diversas patologias e o desenvolvimento técnico-científico dos profissionais. Há três linhas de pesquisa principais:

Pesquisas científicas/institucionais

Conduzidas por profissionais da AACD, são voltadas para a produção de conhecimento científico

Pesquisas de inovação

Focadas na investigação de novas técnicas cirúrgicas, equipamentos, terapias, entre outros

Pesquisas clínicas

Estudos em áreas médicas diversas, contratados por empresas farmacêuticas e conduzidos no Centro de Pesquisa Clínica AACD

Anualmente, a AACD promove também o Dia do Residente, quando os aprimorandos da Instituição apresentam os estudos que conduziram ao longo do ano, sendo julgados e premiados por um comitê independente.

Todas as pesquisas realizadas na AACD passam pela aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, o CEP é uma instância autônoma responsável por avaliar as pesquisas do ponto de vista ético e de segurança do paciente, bem como por garantir sua conformidade com as resoluções e normas da área.

Entre as pesquisas em andamento, destaca-se o projeto de desenvolvimento de endopróteses ortopédicas feitas a partir de ligas de nióbio-titânio e titânio-nióbio-zircônio por manufatura aditiva, personalizadas para cada paciente e de preço mais acessível do que similares no mercado. A pesquisa é resultado de uma parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). A entrega final do produto está prevista para o segundo semestre de 2020, quando seguirá para a fase de estudo clínico.

No início de 2019, a AACD concluiu o projeto de pesquisa Genocão, realizado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Foram envolvidos dez cães, dos quais cinco foram treinados como cães de assistência, que auxiliam as pessoas com deficiência física nas tarefas cotidianas, e os outros cinco como cães coterapeutas, que apoiam o processo de reabilitação dos pacientes. O primeiro cão de assistência foi doado em 2017 ao paratleta Lucas Junqueira, da Seleção Brasileira Paralímpica de Rugby Masculino.

Para mais informações sobre a área de Pesquisa, entre em contato: pesquisa@aacd.org.br ou +55 (11) 5576-0497, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Disseminação de conhecimento

Com a preocupação de atuar como difusora de conhecimento científico em Ortopedia e Reabilitação, a AACD apoia a divulgação de artigos científicos por seus profissionais em publicações indexadas, que possuem critérios de seleção rigorosos e submetem as pesquisas à avaliação de pares para atestar sua inovação e validade.

Confira abaixo alguns artigos científicos publicados pelos profissionais da AACD: