Voluntariado

O trabalho voluntário faz parte da história da AACD desde a sua fundação. Nos primeiros anos, freiras e pessoas da comunidade organizavam almoços, chás da tarde e pequenos eventos beneficentes para arrecadar doações. Desde então, o Voluntariado tem sido imprescindível para a qualidade do trabalho realizado pela AACD e o cumprimento de sua missão.

Hoje, a AACD conta com cerca de 1.000 voluntários, em nossas oito Unidades distribuídas pelo Brasil, presentes em todas as áreas (com exceção do atendimento clínico).

Apoio Relações Institucionais

Apoio à estrutura da AACD voltada à captação de recursos, dando suporte nos bazares, nota fiscal paulista entre outros.

Apoio
Administrativo

Apoio aos profissionais das áreas administrativas

Apoio
Entretenimento

Interação com pacientes, familiares e acompanhantes durante sua permanência nas instalações da AACD

Apoio
Reabilitação

Apoio aos profissionais das áreas assistenciais da AACD que atendem seus pacientes e familiares.

Apoio
Atendimento

Apoio ao atendimento nas recepções para os pacientes, familiares e acompanhantes

São pessoas que doam tempo apoiando a AACD no cumprimento de seus objetivos, promovendo o bem estar dos pacientes e atuando como embaixador da causa da Pessoa com deficiência. Todos os membros da governança da AACD também são voluntários.

São promovidos treinamentos periódicos para garantir que os voluntários tenham a formação necessária para atuar tanto na própria AACD como em outras instituições filantrópicas.

Se você tem a partir de 16 anos e deseja se tornar voluntário da AACD, basta preencher o formulário de inscrição. Que entraremos em contato conforme nosso processo de seleção e recrutamento.

Para mais informações, escreva para: voluntariadonoticias@aacd.org.br ou entre em contato através do número (11) 5576-0818 ou (11) 5576-0811

Perguntas Frequentes -FAQ

Consulte abaixo as respostas às dúvidas mais frequentes sobre a AACD:

1. Será que eu me encaixo no perfil de Voluntário AACD?

Se você tem mais de 16 anos, tem força de vontade, disponibilidade, é comprometido com próximo, além de muita solidariedade, a AACD precisa de você!

2. Quais as qualificações para me tornar um Voluntário AACD?

Não é necessário possuir qualificação profissional para se tornar Voluntário AACD, basta que o candidato tenha vontade e tempo disponível para se dedicar as atividades. A AACD proporciona treinamentos periódicos para a capacitação de seus voluntários.

4. Em quais setores da AACD eu posso ser voluntário?

O Voluntário AACD atua no apoio dos seguintes setores: fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, pedagogia, fisioterapia aquática, oficina ortopédica, entretenimento, recepção, bazar ou eventos.

5. Há um treinamento antes de iniciar as atividades?

Todo voluntário participa do Programa de Formação do Voluntariado AACD antes de iniciar suas atividades.

Também receberá o apoio do coordenador voluntário no seu primeiro dia de atuação no setor, o qual orientará a atividade a ser desempenhada e apresentará os funcionários da área.

6. Qual será meu horário de trabalho?

O trabalho Voluntário tem duração de, no mínimo 2 horas semanais. Será realizado uma vez por semana, porém, caso haja disponibilidade e interesse o voluntário poderá ampliar sua disponibilidade. O dia de semana e o horário escolhidos para o trabalho voluntário serão fixos.

7. É necessário usar uniforme?

Todo voluntário deve usar o uniforme padrão da Instituição.

8. Há lista de presença e limite de faltas?

Sempre ao chegar à Instituição no dia da sua atuação, o voluntário deve se dirigir à sala do Voluntariado para assinar sua presença. Sempre que necessário o voluntário poderá solicitar uma declaração de horas doadas.

9. Posso considerar um vínculo empregatício minha atuação como Voluntário AACD?

Conforme Lei nº 9.608 de 18/02/1998 o trabalho voluntário é caracterizado como uma atividade não remunerada que não gera vínculo empregatício ou quaisquer obrigações de natureza trabalhista, previdenciária ou afins entre as partes.

10. Quais são os benefícios de me tornar voluntário?

Se você optar a ser voluntário AACD, além de ajudar no acolhimento aos pacientes, terá a oportunidade de desenvolver a empatia, aumentar o grau de socialização, entrar em contato com diferentes culturas, estimular a criatividade e principalmente, a satisfação pessoal, e conhecer os serviços prestados pela AACD.

Volatr ao topo