Mãos

Cooperação técnica

O projeto de Cooperação Técnica da AACD tem como objetivo levar a expertise e o padrão de excelência da Instituição a diversas partes do Brasil, para beneficiar mais pacientes com deficiência física que precisam de assistência. Os profissionais da área clínica e terapêutica da AACD oferecem treinamento à equipe da instituição parceira, o que inclui tanto a expertise/ conhecimento em reabilitação física quanto os preceitos do atendimento humanizado. O acompanhamento periódico é feito por meio de auditorias e visitas para supervisão.

Unidades cooperadas

CR Nice Aguiar (Jequié, BA)

Tendo como mantenedora a Fundação José Silveira-FJS, o Centro de Reabilitação Nice Aguiar conta com equipe multidisciplinar que atua na unidade e é formada por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, educadores físico e serviço social. O ambulatório disponibiliza consultas médicas em neurologia, ortopedia, geriatria e oftalmologia. A reabilitação abrange a fisioterapia, fisioterapia aquática, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia e serviço social. Na pós-reabilitação, o paciente conta com hidroginástica e circuito da terceira idade.
O atendimento é voltado a pessoas acometidas por paralisia cerebral, traumatismo cranioencefálico, lesão medular, lesões encefálicas adquiridas (LEA), acidente vascular encefálico (AVE), mielomeningocele, pós-cirúrgico ortopédico, doenças ortopédicas e casos de estimulação precoce.

Site: https://www.fjs.org.br/santa-casa-de-jequie/centro-de-reabilitacao-nice-aguiar/

IBR – Instituto Baiano de Reabilitação (Salvador, BA)

Tendo como mantenedora a Fundação José Silveira-FJS, o IBR conta com equipe multidisciplinar que atua na unidade e é formada por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, educadores físico e serviço social. Há 61 anos, a unidade dedica-se a oferecer atendimento humanizado e de ponta, trazendo para Salvador o que há de mais moderno e eficiente em terapias de reabilitação. Além da reabilitação, o Instituto também conta com uma Oficina Ortopédica que produz produtos ortopédicos sob medida.

Site: https://www.fjs.org.br/ibr/

ARCD (São José do Rio Preto, SP)

Fundada em 2008, graças a recursos arrecadados na Campanha AACD Teleton do ano anterior, a ARCD atende pessoas com deficiência física de São José do Rio Preto e de outras cidades do entorno. Essa parceria prevê que os protocolos médicos e terapêuticos aplicados pela AACD em suas unidades estejam à disposição da ARCD, sempre trabalhando em conjunto e evoluindo nos tratamentos das patologias.

Site: https://arcd.org.br/

ADEFIP (Poços de Caldas, MG)

A Adefip (Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas) foi fundada em 1987 e, a partir de agosto de 2021, se integrou ao projeto de Cooperação Técnica da AACD, ao assumir a gestão da antiga unidade local da Instituição. Atende pessoas com deficiência física de Poços de Caldas e região. Conta hoje com quatro grandes centros: Centro de Reabilitação Multidisciplinar; Centro de Inclusão Escolar; Centro de Capacitação e Inclusão no Mercado de Trabalho, Centro de Desenvolvimento de Potenciais.

Site: https://adefip.org.br/

ANPR (Maringá, PR)

A ANPR (Associação Norte Paranaense de Reabilitação) foi fundada em 1963 e atende pessoas com deficiência física. Atualmente, possui três grandes pilares de atuação: O Centro Integrado Regional de Reabilitação conta com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e médicos. A Oficina Ortopédica fornece órteses, próteses e outros produtos ortopédicos. Além disso, a entidade é mantenedora da Escola de Educação Básica na Modalidade Especial, que atende alunos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Site: https://www.anpr.com.br/

AAPPE (Maceió, AL)

A AAPPE (Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais) foi fundada em 1987 e atende pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual em mais de 40 municípios de Alagoas. Atualmente, a entidade conta com as seguintes unidades de atendimento em Saúde na cidade de Maceió: CER III – Centro Especializado de Reabilitação Intelectual, Física e Auditiva, Programa de Reabilitação Neurossensorial e Oficina Ortopédica, além de um Centro Educacional.

Site: https://aappe.org.br/ 

Por meio das cooperações técnicas, a AACD pretende beneficiar ainda mais pessoas com deficiência física no país, somadas as assistências prestadas nas Unidades próprias e nas instituições parceiras.

Caso queira falar com a área de cooperação técnica, entre em contato pelo e-mail cooperacaotecnica@aacd.org.br ou preencha o formulário abaixo:

    Volatr ao topo