Imagem com o texo Vida é movimento

CERTIFICAÇÕES

Em reconhecimento ao compromisso com a excelência e à busca pela evolução constante que pautam o trabalho da AACD, a Instituição tem conquistado importantes certificações e premiações nacionais e internacionais.

Certificações

Qmentum

De origem canadense, a Acreditação Qmentum Internacional atesta padrões de excelência em Qualidade e Segurança na assistência ao paciente. Para obter a certificação, é preciso que os processos assistenciais e de gestão da instituição de Saúde estejam em conformidade com protocolos internacionais de qualidade e segurança e atendam às rigorosas Práticas Organizacionais Obrigatórias da Qmentum.

Após a criação de grupos de trabalho multidisciplinares que engajaram as diferentes áreas da Instituição no mapeamento de seus processos clínicos, na elaboração de planos de ação, na adoção e revisão de protocolos, em 2018 a AACD conquistou essa importante certificação.

Dando continuidade à trilha da melhoria contínua organizacional, a AACD ratifica seu forte compromisso com as boas práticas de Qualidade e Segurança e é recertificada, em 2021, no nível Diamante pela Acreditação Qmentum International.

Os avanços nas análises pró-ativas de riscos, nos portfólios de melhoria das áreas assistenciais e de apoio; no suporte e cuidado com as equipes de trabalho em tempos desafiadores como o da pandemia da COVID -19 e, com o fortalecimento das ações interdisciplinares entre às áreas para o cuidado coordenado e integrado foram grandes impulsionadores de mais essa conquista para a AACD.

Para mais informações sobre a Acreditação Internacional Qmentum, visite o site oficial (em inglês).

Certificações

Planetree

A AACD foi certificada pelo Planetree International na categoria Ouro pela qualidade no cuidado centrado na pessoa com base em evidências e padrões de excelência no atendimento. Essa certificação posiciona a Instituição em um grupo seleto de apenas 100 organizações ao redor no mundo, sendo somente duas no Brasil, a terem essa distinção de atendimento na Saúde.

A Certificação Planetree é uma acreditação de boas práticas em Qualidade, Segurança e Cuidado Centrado na Pessoa na qual as relações organizacionais e sociais são centradas nas pessoas, com foco nas conexões humanas compassivas, no respeito, na dignidade e empatia, permeados pela parceria do paciente e família no cuidado e, por ações que genuinamente agregam valor ao paciente, família, colaboradores, voluntários e à comunidade.

Com a humanização no seu DNA desde a fundação, em 1950, a AACD já havia sido condecorada com a certificação Planetree em 2019. Agora, garante a recertificação e o nível mais alto de excelência no atendimento, o que contempla melhorias contínuas na qualidade do serviço prestado, na experiência do paciente e seus familiares, assim como demonstra uma cultura organizacional que valoriza e cuida de forma integral da sua força de trabalho e promove ações para o desenvolvimento, reconhecimento e engajamento do seu time.

Os critérios utilizados avaliaram pilares fundamentais do cuidado centrado na pessoa, como a qualidade das interações entre paciente e profissional da Saúde, acesso à informação, protagonismo e participação ativa do paciente e família no cuidado, individualização e coordenação da assistência e a infraestrutura de atendimento. Além disso, a certificação Planetree considerou como a AACD apoia o seu público para ter voz e envolvimento na prestação do atendimento, assim como o fato da Instituição ir além das suas fronteiras para cuidar da comunidade.

Para implementar e solidificar as boas práticas do cuidado centrado na pessoa, a AACD conta com uma Comissão Multidisciplinar denominada Comissão da Experiência da Pessoa que se reúne periodicamente para definir e direcionar as prioridades estratégicas relacionadas à experiência do paciente, família, funcionários e voluntários da Instituição.  

A Comissão de Pacientes e Familiares da AACD também é uma valiosa estratégia de parceria que inclui as perspectivas dos pacientes nos projetos e promove oportunidades de co-criar as melhorias baseadas em valor, com elementos que realmente importam para os nossos pacientes.

Essas comissões, juntamente com as Comissões Multidisciplinares de Espiritualidade e Práticas Integrativas, compõem a estrutura que orienta as ações do Planetree na AACD.

Outras premiações relevantes:

  • Leão de Bronze – Festival Internacional de Criatividade de Cannes (2016)
  • PrêmioABT em Excelência no Relacionamento com o Cliente – Garrido Marketing e Instituto Brasileiro de Marketing de Relacionamento (2012 e 2015)
  • Prêmio ANATEC – Associação Nacional das Empresas de Comunicação Segmentada (2012, 2013, 2015 e 2016)
  • Prêmio Criança – Fundação Abrinq (2014)
  • Prêmio Excelência da Saúde – Grupo Mídia (2017 a 2019)
  • Prêmio Marcas de Confiança – Revista Seleções e Ibope Inteligência (2013 a 2016)
  • Prêmio Marketing Best – Editora Referência (2010 a 2018)
  • Prêmio Marketing Best Sustentabilidade – Editora Referência e Madia Mundo Marketing (2010 a 2016)
  • Prêmio Referências da Saúde – Saúde Business e PwC (2015)
  • Selo ONG Transparente – Instituto Doar (2018)
  • Selo ONGs Mais Curtidas – Instituto Doar (2018)
Volatr ao topo