aacd governança

GOVERNANÇA

O modelo de governança da AACD segue as melhores práticas previstas para uma associação sem fins lucrativos. A Instituição adota mecanismos que visam garantir o cumprimento de seu propósito de modo ético e sustentável, como a renovação periódica dos órgãos de administração. Todos os associados e demais membros dos conselhos e comitês são voluntários.

Para saber detalhes sobre a composição e as atribuições de cada um dos órgãos que compõem a governança da AACD, acesse o Estatuto Social da Instituição.

Organograma

Conselho de Administração e Superintendência

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente voluntário
Carlos Eduardo Moraes Scripilliti

Vice-presidente voluntário
João Carlos Costa Brega

Membros do Conselho Administrativo
Flavia Regina de Souza Oliveira
Jackson Medeiros de Farias Schneider
Jorge Arnaldo Maluf Filho
Luiz Felipe Kok de Sá Moreira Filho
Maria do Carmo Abreu Sodré Mineiro
Regina Helena Scripilliti Velloso

SUPERINTENDÊNCIAS

Valdesir Galvan
Superintendente Geral – CEO

Alice Conceição Rosa Ramos
Superintendente de Práticas Assistenciais

Andreia Leite dos Santos
Superintendente de Desenvolvimento Humano e Organizacional

Edson Saab de Brito
Superintendente de Marketing e Relações Institucionais

Emanuel Salvador Toscano
Superintendente de Operações

Fernanda Maués Ribeiro
Superintendente de Administração e Finanças

Ética e Compliance

Para garantir que a AACD cumpra sua missão social de maneira ética e em conformidade com as exigências legais e regulatórias, os órgãos de governança contam com o suporte das áreas de Auditoria Interna e Compliance, responsáveis por monitorar, avaliar e propor medidas em temas como gerenciamento de riscos, conflitos de interesse e dilemas éticos.

Entre os mecanismos criados para assegurar que todos os públicos estejam alinhados em torno das diretrizes que devem nortear os comportamentos e processos da AACD, destacam-se:

CÓDIGO DE CONDUTA

Orienta as ações e atitudes dos colaboradores, sejam eles membros da governança, funcionários, voluntários, terceiros e parceiros. O documento aborda tópicos como relacionamento com o poder público, uso da imagem da AACD e publicações em redes sociais. O Código de Conduta está disponível para consulta aqui.

CENTRAL DE ÉTICA E COMPLIANCE

Canal aberto a todas as pessoas que desejam tirar dúvidas, apresentar dilemas éticos, informar situações e condutas ilícitas ou em desacordo com as normas e princípios da AACD. O anonimato, a confidencialidade da informação e a proteção contra retaliação são garantidos. Acesse a Central de Ética e Compliance aqui.

Para mais informações, entre em contato: compliance@aacd.org.br.

ESTATUTO SOCIAL

O Estatuto Social é o documento jurídico que rege a AACD. Ele registra as principais características e regras de funcionamento da Instituição, como: as áreas de atuação e finalidades da AACD; os direitos e deveres dos associados; a composição e as atribuições dos órgãos de administração.

O Estatuto Social está disponível para consulta aqui.

PACTO GLOBAL

O Pacto Global é uma iniciativa da ONU que tem como objetivo mobilizar as empresas e organizações em torno da adoção de princípios universais nas áreas de direitos humanos, direitos do trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, estimulando o compromisso com a cidadania corporativa. A adesão ao Pacto Global é voluntária.

A AACD é membro desta iniciativa desde 2012. Periodicamente, a Instituição publica Relatórios de Comunicação de Engajamento que documentam os compromissos assumidos para o período de dois anos nas áreas de trabalho do Pacto Global, bem como as ações realizadas para cumpri-los:

Para mais informações sobre o Pacto Global, visite o site oficial.

Volatr ao topo