• A AACD trata pacientes com sequelas de acidentes de trânsito, como lesão medular, traumatismo craniano e amputação;
• O uso do cinto de segurança reduz significativamente o risco de lesões em motoristas e passageiros;
• Acidentes com motociclistas aumentaram em várias cidades de São Paulo, afetando especialmente jovens;
• O SUS gastou R$ 449 milhões em 2024 com internações de vítimas de trânsito, além de arcar com próteses e cadeiras de rodas.
A AACD conta com infraestrutura completa para atender pacientes com sequelas de acidentes de trânsito. Só para exemplificar, linhas de cuidado como lesão medular, traumatismo craniano e amputação podem apresentar relação com esses sinistros.
A fim de trazer trazer atenção a esse importante tema, a AACD se conectou à imprensa. Como resultado, lideranças médicas da Instituição concederam entrevistas para telejornais da TV Globo e TV Cultura. Confira, abaixo, as reportagens:
Segurança no trânsito na imprensa
Jornal Hoje (TV Globo)
O Jornal Hoje (TV Globo) realizou uma reportagem sobre o aumento de acidentes de trânsito em que as vítimas não utilizavam o cinto de segurança. Só para ilustrar, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o número de feridos relacionados ao não uso do cinto de segurança passou de 2 mil nos dois últimos anos.
Por isso, a superintendente de Práticas Assistenciais da AACD, Dra. Alice Rosa Ramos, explica como o uso do cinto de segurança protege tanto o motorista como o passageiro. “Na hora que você está protegido, o risco de balanço do corpo e cabeça diminui. Além disso, há a redução da possibilidade de uma lesão de medula. E isso não só para quem está dirigindo, mas também para os caronas e as pessoas que estão no banco de trás”, ressalta.
Bom Dia São Paulo (TV Globo)
Por sua vez, o Bom Dia São Paulo (TV Globo) fez uma matéria sobre o aumento de acidentes de trânsito com motociclistas. Só para ilustrar, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) analisou dados entre 2015 e 2025. Como resultado, nota-se que há uma tendência de aumento no número de acidentes com motocicletas em 47 cidades do estado de São Paulo.
Nesse sentido, a superintendente de Práticas Assistenciais da AACD, Dra. Alice Rosa Ramos, afirma que é comum ver jovens sofrerem amputações associadas a sinistros de trânsito, além de outras consequências graves. “Atendemos pacientes com sequelas de trauma de crânio, lesão medular e amputação. Essas linhas de cuidado também tem como causa esses tipos de acidente”, destaca.
Jornal da Tarde (TV Cultura)
E o Jornal da Tarde (TV Cultura) mostrou como os acidentes de trânsito geram uma sobrecarga para a saúde pública. Só para ilustrar, o Sistema Único de Saúde (SUS) gastou R$ 449 milhões em 2024 com internações dessas vítimas no Brasil. Esse levantamento é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base nos dados do Datasus.
A fim de enriquecer esses dados, o coordenador médico da AACD, Dr. Marcelo Ares, reforça que “o paciente também precisa, muitas vezes, de produtos ortopédicos. Isso pode acontecer por meio do uso de cadeira de rodas, próteses e/ou órteses, por exemplo. Como resultado, tanto o tratamento como esses equipamentos são caros, onerando o sistema de saúde”.
Acompanhe a AACD
Para não perder nenhuma novidade, siga a AACD nas redes sociais: Instagram, Facebook, X, LinkedIn e YouTube. Além disso, aproveite para navegar pela aba de Notícias do nosso site. Dessa forma, você se mantém sempre atualizado!