O Parkinson é uma doença neurológica degenerativa que, de acordo com a associação Parkinson’s Foundation, afeta 10 milhões de pessoas no mundo. No entanto, embora acometa todas as idades, os principais atingidos têm mais de 60 anos.
Não se sabe a causa exata, mas ela ocorre através da piora de neurônios responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor fundamental para controlar os movimentos, o equilíbrio e a coordenação.

Crédito: Freepik
A doença manifesta os sintomas mais conhecidos através de questões motoras e físicas do paciente, como por exemplo:
- Tremores involuntários, que dificultam as atividades diária;
- Lentidão nos movimentos;
- Rigidez muscular, que compromete a flexibilidade e causa dor;
- Instabilidade postural, que causa o famoso curvamento da coluna para frente e afeta o equilíbrio.
Repercussão do tratamento de Parkinson na imprensa
Em 2019, o diagnóstico de Parkinson de Ozzy Osbourne, vocalista da banda Black Sabbath, foi tornado público. O cantor faleceu em julho deste ano, aos 76 anos e, consequentemente, o debate sobre a importância do olhar multidisciplinar no tratamento da doença foi reacendido. Diante disso, a AACD se conectou com o Portal Terra e a Revista Vida Simples para explorar o tema. Em ambas oportunidades, a médica fisiatra da instituição, Dra. Ana Rita Donati, conversou com a imprensa sobre o papel fundamental que cada especialista tem no cuidado integral do paciente.
Leia a matéria completa do Portal Terra e da Vida Simples

Crédito: Instagram/Ozzy Osbourne
Portanto, se você ou um familiar tem a Doença de Parkinson, saiba que a AACD oferece um atendimento personalizado em seu Centro de Reabilitação, focado nas necessidades individuais de cada paciente.
Acompanhe a AACD
Para não perder nenhuma novidade, siga a AACD nas redes:Instagram,Facebook, X, LinkedIn e YouTube.