Paralimpíadas: 5 dicas para torcer sem ser capacitista

 Em Notícias

As Paralimpíadas são uma celebração do esporte e da diversidade. Desta forma, é importante que a torcida e o apoio aos atletas não reforcem estereótipos ou atitudes capacitistas, ou seja, aquelas que discriminam ou subestimam pessoas com deficiência.

Nesse sentido, a AACD, entidade referência em ortopedia e reabilitação de pessoas com deficiência física há 74 anos, preparou 5 dicas para o público torcer com respeito e consciência durante as Paralimpíadas:

1. Valorize o esforço, não a deficiência

Evite destacar a deficiência do atleta como motivo de inspiração. Enfatize o talento, dedicação e habilidades esportivas, da mesma forma que faria com qualquer outro atleta.

2. Cuidado com o vocabulário

Termos como “super-herói” ou “coitadinho” podem parecer elogios ou expressões de empatia, mas acabam colocando as pessoas com deficiência em termos de desumanização. Use termos neutros e respeitosos, como “atleta”, “competidor” e “campeão”.

3. Não subestime as capacidades dos atletas

Evite frases como “não sabia que eles podiam fazer isso”. Lembre-se de que os atletas paralímpicos são profissionais altamente capacitados e treinados, capazes de feitos impressionantes em suas modalidades, sem que isso seja surpreendente.

4. Evite comparações

Não compare os esportes paralímpicos com os olímpicos, como se houvesse uma hierarquia. Cada modalidade tem suas próprias regras e desafios, e todos os atletas merecem reconhecimento por suas conquistas, sem comparações desnecessárias.

5. Apoie de forma inclusiva

Demonstre apoio aos atletas durante o ano todo, em todas as modalidades e níveis, ajudando a construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Reabilitação como ponta de partida

A AACD também aproveita para refletir sobre a importância da reabilitação para a inclusão das pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade, inclusive nos esportes. Ao longo das mais de sete décadas de atuação, a entidade tem atestado como o trabalho terapêutico é a primeira fase para garantir inclusão e a possibilidade de uma vida plena e com independência.

Repercussão do combate ao capacitismo nas Paralimpíadas

As dicas anticapacitistas da AACD ganharam destaque na imprensa:

A Folha de S. Paulo compartilhou o conteúdo em uma matéria. Saiba mais!

E o SBT Ribeirão Preto entrevistou o coordenador médico da AACD, Dr. Marcelo Ares, a respeito. Confira, abaixo:

Não pare a leitura, veja mais atualizações na aba Notícias. Dessa forma, você se mantém informado sobre as novidades da Instituição.

E então, que tal se você pudesse compartilhar e curtir as publicações da AACD? É possível! Acesse já as redes sociais oficiais da AACD no InstagramFacebookTwitter YouTube, assim você interage com o conteúdo como quiser!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo