Os benefícios da prática esportiva por adolescentes com deficiência

 Em Destaques, Notícias
Resumo da notícia:
• Atividade física melhora bem-estar, autoestima e socialização em adolescentes com deficiência;
• OMS recomenda 60 minutos diários de exercícios moderados;
• Estudo de 2023 aponta ganhos motores e de qualidade de vida com prática adaptada.

Atleta com prótese na perna em pista de atletismoA prática de atividades físicas, além de ser importante para o bem-estar, melhora a qualidade de vida envolvendo questões mentais e sociais. No caso de pessoas com deficiência, o exercício pode ser ainda mais benéfico para o ganho de tônus muscular, autoconfiança e gestão de estresse.  Em uma fase de crescimento, como a adolescência, é ainda mais essencial para a socialização, desenvolvimento de habilidades cognitivas e formação completa do indivíduo.

As orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que adolescentes devem praticar atividade física moderada por 60 minutos por dia. Segundo um estudo de 2023, publicado no Journal of Developmental and Physical Disabilities, programas de exercício físico adaptado melhoram significativamente a função motora, o equilíbrio e a qualidade de vida em adolescentes com paralisia cerebral.

Importância da prática esportiva por adolescentes com deficiência

A fim de trazer a discussão da importância da prática esportiva por adolescentes com deficiência, a AACD se conectou à imprensa e o jornal O Globo fez uma matéria a respeito, que contou com a participação do coordenador médico da Instituição, Dr. Marcelo Ares.

Segundo o especialista em fisiatria, a prática de exercícios físicos para adolescentes com deficiência pode ser uma ótima forma de interação e integração social, além de trazer benefícios físicos e psicológicos.

“O esporte faz muito bem para a autoestima, para o autocuidado”, explica o médico.

Leia a matéria completa no jornal O Globo

Acompanhe a AACD 

Para não perder nenhuma novidade, siga a AACD  nas redes sociais: Instagram, FacebookXLinkedIn e YouTube. Dessa forma, você se mantém sempre atualizado!

 

Resumo da notícia:

  • Atividade física melhora bem-estar, autoestima e socialização em adolescentes com deficiência
  • OMS recomenda 60 minutos diários de exercícios moderados
  • Estudo de 2023 aponta ganhos motores e de qualidade de vida com prática adaptada

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo