AACD participa da campanha Setembro Verde Esperança

 Em Destaques, Notícias
Resumo da notícia:

• Campanha Setembro Verde Esperança 2025 visa conscientizar sobre asfixia perinatal;
• Ação na Câmara Municipal de São Paulo foi promovida pelo Instituto Protegendo Cérebros, Salvando Futuros com participação da AACD;
• Asfixia perinatal é considerada a terceira maior causa de mortes de recém-nascidos no mundo, conforme dados do Ministério da Saúde e da OMS.

A asfixia perinatal é uma dura realidade que anualmente afeta cerca de 20 mil crianças no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Após realizado o diagnóstico, estima-se que menos de 5% dos recém-nascidos com asfixia em nosso país têm acesso ao tratamento e suporte mais adequado, segundo estudo publicado no American Journal of Perinatology (2019). Como consequência, grande parte desses bebês podem ter seus futuros comprometidos por diversas sequelas neurológicas, muitas vezes evitáveis, como paralisia cerebral, deficiência cognitiva, cegueira ou surdez.

Considerada a terceira maior causa de mortes de recém-nascidos no mundo, conforme dados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, a asfixia perinatal foi o tema do Setembro Verde Esperança 2025. A ação promovida pelo Instituto Protegendo Cérebros, Salvando Futuros em parceria com a AACD e outras instituições do Brasil e do mundo. Com o mote #EuRespiroaVida, o objetivo era disseminar ensino e estratégias para prevenção de sequelas neurológicas em recém-nascidos.

Unidos pela campanha Setembro Verde Esperança

Uma das ações que promoveu a campanha Setembro Verde Esperança 2025 foi um evento realizado no Plenário da Câmara dos Vereadores de São Paulo com o tema “Futuros em Jogo: Prevenção de Lesões Cerebrais e Asfixia Perinatal em Foco”. A Dra. Ana Beatriz Proença Tarran, fisiatra da AACD, foi convidada para palestrar sobre o tema “Diagnóstico Precoce e Intervenção: Oportunidades Que Moldam Destinos”.

Atualmente, 44% dos atendimentos da AACD em todas as nossas unidades pelo Brasil são casos de paralisia cerebral, patologia que pode estar associada com a asfixia perinatal. “É um assunto urgente e fundamental do ponto de vista de saúde pública. Estamos engajados nessa campanha que, acima de tudo, preza pela saúde, bem-estar e qualidade de vida dos recém-nascidos”, diz a Dra. Alice Rosa Ramos, superintendente de Práticas Assistenciais da AACD.

Repercussão na imprensa  

A participação da AACD na campanha Setembro Verde Esperança foi tema no podcast PodDoutor com participação da Dra. Alice Rosa Ramos, superintendente da AACD, e Dra. Mariana Dizotti, diretora médica da PBSF. 

Em artigo publicado na Veja São Paulo, o Dr. Gabriel Variane, fundador da PBSF, destaca a importância do encaminhamento precoce e acompanhamento multidisciplinar da AACD para qualidade de vida, bem-estar e autonomia de pacientes com Paralisia Cerebral.  

Além disso, reportagem da Câmara Municipal de São Paulo abordou a sessão solene e contou com entrevista da Dra. Ana Beatriz Tarran, fisiatra da AACD. Confira:

Acompanhe a AACD 

Para não perder nenhuma novidade, siga a AACD  nas redes sociais: Instagram, FacebookXLinkedIn e YouTube. Além disso, aproveite para navegar pela aba de Notícias do nosso site. Dessa forma, você se mantém sempre atualizado!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo