Fibromialgia é reconhecida como deficiência física por lei

 Em Destaques, Notícias
Resumo da Notícia:
• Presidente Lula sancionou a Lei 15.176/2025, que reconhece oficialmente a fibromialgia como deficiência.
• Fibromialgia causa dores generalizadas, fadiga e distúrbios no sono, sem inflamações visíveis; diagnóstico é clínico, por exclusão.
• Estima-se que 2% a 3% da população brasileira conviva com a doença, com maior incidência em mulheres (SBR).

Fibromialgia é reconhecida como deficiência físicaA fibromialgia é uma alteração reumatológica que causa dores generalizadas e constantes, fadiga e alterações no sono. Apesar de não causar nenhuma inflamação ou degeneração identificável, o diagnóstico é feito clinicamente por  exclusão de outras doenças. No último dia 24 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.176/2025, reconhecendo oficialmente a fibromialgia como deficiência.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), estima-se que de 2% a 3% da população brasileira conviva com a doença, sendo ainda mais recorrente em mulheres. A AACD oferece acompanhamento médico, com fisiatras e ortopedistas, e terapêutico, com a fisioterapias e terapias ocupacionais, para atender pacientes com esse diagnóstico.

Confira as áreas de atuação da AACD

Fibromialgia na imprensa

Com o objetivo de explicar o que é e as causas da fibromialgia, o coordenador médico da AACD, Dr. Marcelo Ares, deu entrevista ao Jornal da Tarde, da TV Cultura.

Acompanhe a AACD 

Para não perder nenhuma novidade, siga a AACD  nas redes: Instagram,FacebookXLinkedIn e YouTube.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo