Presidente da República anunciou que vai operar o quadril, entenda quando é indicada a cirurgia de artroplastia

 Em Notícias

Procedimento alivia dores no quadril e substitui parcialmente ou totalmente com uma prótese a parte destruída pelo desgaste da articulação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que vai operar o quadril nos próximos meses como medida para aliviar as dores na região. Para comentar sobre o assunto, o ortopedista Dr. Marco Rudelli (CRM. 150804), médico especialista em quadril do Hospital Ortopédico AACD, concedeu entrevista para o jornal O Globo e ao portal O Tempo em Brasília.

Sendo uma cirurgia eletiva, a principal indicação para realizar a artroplastia é a percepção do paciente com relação a dor. “Como o médico não consegue sentir a dor do paciente, a escolha sobre realizar o procedimento cirúrgico cabe ao paciente. Em seguida, o médico deve verificar e decidir se a cirurgia é devida ou não, analisando o histórico do paciente”, explicou o ortopedista.

No caso do presidente Lula, a artroplastia foi uma medida para tratar um quadro de artrose no quadril direito, uma fricção degenerativa que causa um desgaste da articulação no quadril (os condrócitos, as células da cartilagem). “Essas células não se regeneram, são gastas durante a vida, embora existam processos que podem acelerar esse desgaste como a displasia de quadril, por exemplo. Por isso, ao realizar a artroplastia, é colocado um implante para substituir essa articulação”, acrescentou Dr. Rudelli.

Segundo o ortopedista, além da artrose, a artroplastia também pode ser indicada para pacientes com fratura no colo do fêmur. Nestes casos, quando se acomete o colo do fêmur, a prótese é indicada principalmente para idosos acima de 75 anos.

O ortopedista estima que a cirurgia é realizada entre uma hora e meia a duas horas se tratando de uma artrose não muito complexa e, no dia seguinte, na maioria dos casos, o paciente já pode caminhar.

Saiba como é o pós-operatório da artroplastia

Os pacientes costumam receber alta de dois a três dias depois do procedimento. Depois da alta, o paciente faz o uso do andador cerca de um mês até que as partes moles (como por exemplo nervos, músculos ou tendões) cicatrizem e ele passe a ter mais controle sobre o quadril operado.

O grande diferencial da cirurgia de artroplastia realizada no Hospital Ortopédico AACD é a qualificação e expertise dos cirurgiões na colocação de um implante, respeitando a anatomia do paciente, para que ele possa ter a melhor recuperação e sobrevida possível com o implante.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo