30 de agosto, Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

 Em Notícias

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológia, autoimune e desmielinizante que acomete o Sistema Nervoso Central (SNC). No percurso da doença, ocorre a desmielinização da bainha de mielina responsável pela transmissão dos impulsos nervosos aos comandos do corpo.

Ela pode ser apresentada das seguintes formas:

  • SURTO E REMISSÃO: podem durar dias ou semanas. Durante a fase do surto, há a manifestação dos sintomas como, alterações motoras, sensitivas, visuais, etc.
  • PROGRESSIVA – PRIMÁRIA: apresenta progressão de comprometimentos desde seu início sem remissões óbvias
  • PROGRESSIVA-SECUNDÁRIA: apresentada como surto-remissão e após, progressiva
  • PROGRESSIVA-RECORRENTE: apresenta sintomas mais agudos, e os surtos se apresentam de forma mais agressiva.

Apesar de não ter cura, um tratamento global que envolva diversos profissionais tem se mostrado eficiente quanto ao manejo do paciente frente aos surtos, bem como interação com outros que apresentam o mesmo diagnóstico. Sendo assim, na AACD oferecemos trabalho de reabilitação individual e em grupo multidisciplinar.

Grupo EM : aqui na AACD, pacientes diagnosticados com EM e seus familiares podem participar de um grupo fechado de caráter operativo e multidisciplinar que tem o objetivo de informar e orientar sobre questões relacionadas ao prognóstico e aspectos clínicos em cada área de reabilitação (fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia). O procedimento tem um cronograma estruturado e as atividades incluem vivências, dinâmicas e exercícios práticos, além de orientações para diminuir os riscos de queda e orientar a importância da conservação de energia, para favorecer o desempenho de tarefas relevantes a cada indivíduo.

São abordados também os aspectos emocionais relacionados à doença, atividades com a família para percepção das dificuldades e orientação de como trabalhá-las no sentido de estimular a maior participação do paciente nas atividades do dia a dia. A participação de outros terapeutas se faz necessário em função da necessidade de manuseio e segurança dos pacientes em atividades que envolvam questões motoras e de participação. O tempo de duração é 3 meses.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo