.O Dia Mundial de Combate à Meningite aconteceu no último dia 24 de abril, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento da doença. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 234 mil casos de meningite entre os anos de 2010 e 2024. Doença endêmica no país, a meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por uma infecção.
Sendo causada por bactérias, vírus, fungos, medicações ou processos autoimunes, a patologia pode trazer sequelas graves à vida do paciente. Estão entre elas a perda de audição, convulsões, cegueira, déficits neurológicos, dificuldade de aprendizagem e no desenvolvimento.
Na AACD, pacientes com sequelas decorrentes da meningite são atendidos no Centro de Reabilitação com um atendimento personalizado de acordo com suas necessidades, potencialidades e limitações. O plano terapêutico estabelece a perspectiva de alta, informando ao paciente quais metas o processo de reabilitação irá cumprir e em quanto tempo isso acontecerá.
Repercussão na mídia sobre o Dia Mundial de Combate à Meningite
Você pode acessar aqui a entrevista que o Dr. Marcelo Ares concedeu à BandNews FM Rio. Nela, ele explica os principais sintomas da meningite e orienta como o SUS pode oferecer a imunização.