Projeto Genocão treina cães para auxiliar pessoas com deficiência

 Em Notícias, Unidade Ibirapuera

Em fevereiro, a AACD Ibirapuera recebeu a visita do governador do Estado, Geraldo Alckmin, que acompanhou a doação do primeiro cachorro do Projeto Genocão. Batizado de Paçoca, o animal foi doado ao paraatleta, Lucas Franca Couto Junqueira, da Seleção Brasileira Paralímpica de Rugby Masculino.

O Projeto Genocão tem financiamento do FID (Fundo de Interesses Difusos) e é coordenado pela geneticista Mayana Zatz, conselheira da AACD. O programa tem como objetivo desenvolver um trabalho que visa treinar cachorros para exercer a função de cão-assistência e co-terapeutas às pessoas com deficiência.

A interação entre pessoas com deficiência e cachorros já é conhecida. São comuns os cães-guias para cegos e até a visita de cachorros para alegrar os pacientes. Agora, a AACD faz um trabalho específico para a pessoa com limitações motoras. Os cães que são treinados precisam ser seguros, confiantes e terem certa sensibilidade ao toque e barulho.

Após serem identificados com esses aspectos, inicia-se a fase de socialização e educação do cachorro, que leva em média um ano para se concretizar e mais seis meses de treinamento para então aprenderem os comandos de obediência e realizarem ações específicas.

 

interna

Volatr ao topo