Nova tecnologia complementa expertise e qualidade das cirurgias de coluna no Hospital Ortopédico da AACD

 Em Hospital, Notícias

Uso dos equipamentos O-Arm e StealthStation S8 em cirurgias de alta complexidade oferece mais segurança a pacientes e cirurgiões

O Hospital Ortopédico da AACD acaba de incorporar uma nova tecnologia em cirurgias de alta complexidade na coluna, o equipamento de imagem 3D O-Arm e o neuronavegador StealthStation S8. As máquinas, que já estão em uso, oferecem ainda mais segurança e precisão para correções de escolioses, cifoses, artrodeses, entre outras. Somente em 2019 a AACD foi responsável por cerca de 42% das cirurgias de escoliose no Brasil por convênios (358 dos 850 procedimentos realizados), de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A tecnologia entrega imagens tridimensionais (3D) e em tempo real ao cirurgião, oferecendo uma visualização única da área operada. Além das imagens, os equipamentos demonstram de forma exata o ângulo, profundidade e direção que o cirurgião está inserindo os parafusos, ganchos e hastes utilizados na correção da coluna.

“Este equipamento vem para melhorar ainda mais o desempenho em cirurgias que são nossa especialidade, além de aumentar a entrega de qualidade e segurança assistencial para os pacientes. Os especialistas e nosso hospital também saem satisfeitos com os resultados”, explica Dr. Leôncio Batista, Gerente Médico da AACD.

A precisão dos procedimentos com a navegação guiada aumenta as chances de assertividade na implantação dos materiais cirúrgicos e também diminui as reoperações, revisões de parafusos ou outras complicações, poupando o paciente e otimizando ainda mais sua recuperação.

“Com este equipamento você tem uma segurança maior enquanto faz a osteotomia, que são os cortes e perfurações para corrigirmos a coluna. Além de aumentar a precisão e exatidão das técnicas que utilizamos. Sendo um centro onde acontece grande parte das cirurgias de coluna em São Paulo, o Hospital está na vanguarda em ter esse equipamento disponível aos médicos que operam coluna”, ressalta Dr. Alexandre Fogaça, especialista em deformidades da coluna do Centro de Excelência em Escoliose do Hospital Ortopédico da AACD e membro da Scoliosis Research Society (Sociedade de Pesquisa de Escoliose, em tradução livre).

Desenvolvido pela Medtronic, empresa conhecida pela qualidade em tecnologia médica, os equipamentos são formados por monitores de alta definição, sensores de posicionamento, softwares avançados e um pórtico robótico que captam as imagens do paciente, como em uma tomografia, permitindo que o cirurgião tenha uma orientação visual e em tempo real sobre as etapas consideradas críticas da cirurgia. Outro diferencial é que durante a navegação os cirurgiões não são expostos à radiação.

Utilizar a navegação cirúrgica é fundamental para que o especialista tenha informações visuais durante uma cirurgia delicada, como a de escoliose, em que é preciso proteger áreas anatômicas importantes da coluna como a medula, nervos e tecidos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

três + 19 =

Volatr ao topo