Livro do Senac conta história da parceria do Projeto Brincar com unidade escolar da AACD

 Em Notícias

A História do Projeto Brincar – Ludicidade e Inclusão” tem coautoria da Instituição

A AACD marca presença no livro “A História do Projeto Brincar – Ludicidade e Inclusão”, lançado recentemente pelo Senac e que resgata a história da ação, um projeto de extensão universitária que reúne alunos, professores e a comunidade. A parceria com a AACD teve início em 2016 e toda essa história é contada na obra, com capítulo especial dedicado ao tema. Essa união de forças se deu por meio da unidade escolar da Instituição, AACD Lar Escola, unidade localizada no bairro Jardim Lusitânia, Zona Sul de São Paulo, focada em promover a inclusão social e o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes com deficiência física – vinculada à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, são oferecidos cursos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O livro traz os fundamentos teóricos metodológicos da proposta pedagógica da escola da AACD Lar Escola e sua organização curricular e conta os desdobramentos do Projeto Brincar na unidade, por meio de relatos pedagógicos de profissionais que atuam na escola. A coordenadora pedagógica, Roberta Galasso, e os professores da unidade escolar da AACD são coautores do livro.

No livro são explorados temas relevantes que contribuem para os processos de inclusão educacional de pessoas com deficiência, tais como: acessibilidade curricular, adaptações de sequências didáticas e recursos pedagógicos. Lá estão presentes a descrição de adequações didáticas para alunos com deficiência física realizarem as propostas pedagógicas, com autonomia e otimizar suas potencialidades. Outro destaque importante são os relatos de experiência direcionados para contextos sociais, ambientais e culturais e como esses aspectos podem mediar as relações significativas no contexto educacional entre as pessoas com deficiência e o meio.

Clique Aqui para ler o capítulo do livro dedicado à AACD

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo