Criado nos Estados Unidos por uma paciente, Angélica Thieriot, que se sentiu desamparada durante sua internação em um hospital, o Programa Planetree atua com foco no cuidado com o paciente, seus familiares e na valorização dos colaboradores da Instituição – cuidar de quem cuida. O nome Planetree vem de uma árvore comum na América do Norte (do gênero Platanus), sob a qual Hipócrates, conhecido como pai da medicina, dava aula.
A proposta do Programa é manter o paciente informado e participativo em todas as etapas do seu tratamento por meio de um modelo de atendimento que favorece a recuperação dos pacientes em todos os níveis: físico, mental, emocional, social e espiritual.
No Planetree todos os colaboradores são cuidadores, independentemente da posição que ocupam. Nesse modelo de humanização é possível criar um ambiente em que todos se sintam acolhidos. O colaborador é visto como parte fundamental da jornada do paciente na instituição, e a cordialidade na comunicação permeia todas as relações.
A AACD está em fase de certificação no Programa Planetree, e já implantou diversas ações por meio da criação de 10 subcomitês com foco em diversas áreas. São eles:
- Arquitetura e Design
- Arte e Entretenimento
- Comunidades Saudáveis
- Educação, Escolha e Responsabilidade do Paciente/Residente
- Espiritualidade
- Interações Humanas
- Nutrição
- Suporte/Envolvimento à Família e Acompanhante
- Terapias Integrativas
- Toque Humano
Os subcomitês são formados por colaboradores e voluntários de diversas áreas que atuam na elaboração de ações para melhorar a experiência do paciente, das famílias e colaboradores da AACD.
A partir desse ano, as ações do Planetree serão divulgadas para o público externo, a fim de integrá-los ao processo e informar mudanças nos procedimentos, novidades e implantações de novas práticas.