AACD premia trabalhos dos residentes

Escrito por | Postado em 8 de fevereiro de 2017

Em dezembro, a turma de residentes da AACD de 2016, composta por 30 estudantes, apresentou 20 trabalhos, resultado da experiência adquirida ao longo do ano. Entre os estudos apresentados no anfiteatro da Instituição, houve a eleição das melhores teses, que foram analisadas por uma comissão formada pelas fonoaudiólogas Fernanda Chequer e Alessandra Rischiteli Bragança Silva e a médica de hematologia Mariane Cristina Gennari.
A tese “Utilização da robótica de membros superiores em pacientes pós-acidente vascular cerebral crônico”, realizada pela residente Danielle Mayumi Takeishi Ossanai, foi a primeira colocada.
“A minha maior afinidade sempre foram os pacientes adultos. Então, decidi elaborar um projeto com a utilização da robótica para eles. A utilização dessa tecnologia na reabilitação é um tema muito novo e isso só foi possível graças à AACD, que possui robótica em seus tratamentos, como o InMotion“, afirma a estudante.
Em segundo lugar, desenvolvido pela dupla Sergio Paik e Gabriela Paixão Correia, o tema “Aspectos neuropsicológicos de uma população de pacientes com amputação maior de membros inferiores por etiologia vascular” recebeu destaque.
Em terceiro lugar, houve um empate técnico em dois trabalhos: o “Estresse infantil e a percepção do suporte familiar das crianças pós-operadas submetidas à cirurgia ortopédica” e “O uso do procedimento de majestro-frost no tratamento da rotação interna do quadril em pacientes com paralisia cerebral”.

interna

Notícias em destaque

O treino de marcha é um conjunto de atividades que tem como objetivo desenvolver competências para as habilidades de caminhar. Ele engloba exercícios em superfícies diferentes, além de treino na esteira quando necessário.
Prevenção de quedas Semana de Prevenção de Quedas
07 jul 2026 | 5 min

Como o treino de marcha ajuda na prevenção de quedas?

Funcionária da Oficina realizando reparos em produto ortopédico
Inovação Tecnológica parceria Pessoa com Deficiência
01 jul 2026 | 5 min

AACD é parceira do programa de aceleração de startups MUH São Carlos

Relatório integrado AACD 2025
aacd AACD 75 anos acessibilidade
26 jun 2026 | 5 min

Relatório Integrado: AACD realizou mais de 900 mil atendimentos em 2025