Doe Agora

Como ser voluntário?

A história da AACD está intimamente ligada à de seu voluntariado. São pessoas que não medem esforços para transmitir carinho e atenção aos pacientes durante os tratamentos de crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência física, contribuindo com o crescimento e cumprimento da missão da AACD.

Os primeiros voluntários da Instituição foram freiras e representantes da sociedade que organizavam almoços, chás da tarde e pequenos eventos beneficentes para arrecadação de doações.

A partir de 1994, houve uma ampliação de investimentos nos setores de tecnologia e, com o Hospital em funcionamento, os conselheiros e a diretoria viram uma real necessidade de incluir os voluntários. Assim, regras foram instituídas para delimitar a linha entre quem é colaborador e quem é voluntário, como ajudar apenas em áreas diferentes da atuação profissional e ter mais de 18 anos de idade.

Hoje em dia, a Instituição conta com mais de 1.700 voluntários atuantes nas 15 Unidades AACD. Antes típico do público adulto feminino, o voluntariado tem, atualmente, a participação de mulheres e homens de diversas faixas etárias.

O Voluntariado faz a diferença no cotidiano da instituição. Por meio de ações eficazes, os voluntários se envolvem de corpo e alma em prol dos pacientes, colaboradores e de toda a comunidade AACD. Quer seja ao auxiliar os colaboradores e pacientes, seja no apoio a captação de recursos, nos bazares dentro da instituição, nos eventos internos e externos, na Corrente do Bem, etc. Além do Projeto Borboleta, desenvolvido para mães de crianças atendidas, que aproveita o período de espera durante a realização do tratamento dos filhos, para aprender a produzir artesanato, enquanto meio para agregar a fonte de renda familiar.

A Instituição conta, ainda, com o Programa de Humanização, onde todas as pessoas estão envolvidas; sejam pacientes, voluntários ou colaboradores. O programa tem o objetivo de resgatar o respeito que abrange circunstâncias sociais, éticas, educacionais e psíquicas em todo relacionamento humano.

Se você tem interesse em se tornar um voluntário da AACD, preencha o formulário abaixo.

Assim que possível entraremos em contato.

Muito obrigado!