Você sabe o que é Lesão do Ligamento Cruzado Anterior?

 Em Hospital

Por Dr. Rodrigo Zuccon (CRM. 90662)

O ligamento cruzado anterior (LCA) é uma estrutura localizada no centro da articulação do joelho à frente de outro importante ligamento, o ligamento cruzado posterior. Ambos têm a importante função de manter a estabilidade da articulação.

O LCA tem aproximadamente 04 cm de comprimento, é constituído por duas bandas, que mantém a estabilidade do joelho em flexão e extensão, estas bandas são constituídas por fibras de colágeno e têm sua origem no fêmur (local onde frequentemente ocorrem as lesões) e sua inserção na tíbia.

A lesão do LCA ocorre geralmente por uma entorse do joelho com o pé fixo no solo, podendo também ocorrer após trauma. É uma lesão comum em esportes com movimentos de mudança de direção, como o futebol, por exemplo, tanto em nível amador como profissional, sendo importante o trabalho preventivo com exercícios de fortalecimento dos músculos da coxa, que funcionam como restritores secundários, bem como o trabalho preventivo de propriocepção do gesto esportivo, que vem sendo cada vez mais empregado nos treinamentos com o intuito de tentar prevenir este tipo de lesão.

Os principais sintomas são:

  • Dor importante no momento da entorse com possível estalido na articulação;
  • Edema e derrame articular, devido à ruptura do ligamento, podendo ocorrer sangramento dentro da articulação;
  • Limitação da movimentação do joelho, ocorre na fase inicial devido ao derrame articular;
  • Sensação de “falseio” ou de “algo que desencaixa” no joelho, devido à instabilidade ocasionada pela lesão;
  • Insegurança/incapacidade para descer escadas ou ladeiras.

O diagnóstico é feito pelo ortopedista através de manobras para testar a estabilidade do joelho, podendo ser auxiliado (a critério do médico) por exames de imagem como Radiografias e Ressonância Nuclear Magnética.

O tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior é cirúrgico na grande maioria dos casos, salvo raras exceções como, por exemplo, em pacientes sedentários com idade avançada e sem limitação importante nas atividades diárias (descer escadas, ladeiras,…).

A cirurgia consiste na reconstrução do ligamento, realizada por vídeo (artroscopia), sendo utilizados tendões do próprio joelho como enxerto para substituir o ligamento lesado. Atualmente, a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior apresenta bons resultados, principalmente devido às melhorias na técnica cirúrgica proporcionadas pelo advento da vídeo-cirurgia e das inovações dos implantes utilizados para fixação do enxerto, permitindo inclusive o retorno às atividades esportivas com mesmo desempenho prévio à lesão.

Vale lembrar a importância da reabilitação fisioterápica no pós-operatório, fundamental para recuperação e que normalmente se estende por 06 meses após a cirurgia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo