Doações de clientes da RaiaDrogasil já viabilizaram 250 mil atendimentos na AACD em 20 anos

 Em Notícias

Modelo de parceria permite que pessoas arredondem o troco ao realizar compras em dinheiro nas lojas da varejista farmacêutica, destinando o valor adicional à Instituição

Ao longo das últimas duas décadas, a parceria entre RaiaDrogasil e AACD tem se consolidado como referência por meio do Troco Solidário. Clientes que frequentam lojas da Droga Raia e Drogasil podem arredondar o valor ao fazerem suas compras e contribuir diretamente com o trabalho da AACD. Essa modalidade existe desde 2006 e, ao longo da história, permitiu a realização de cerca de 250 mil atendimentos a pessoas com deficiência física nas unidades da Instituição ao redor do Brasil.

Hoje, os clientes podem arredondar o troco em mais de 2.900 farmácias localizadas em todos os estados brasileiros.

“Primeiramente, precisamos entender que um tratamento de qualidade, realizado por uma equipe multidisciplinar em uma série de especialidades terapêuticas, é imprescindível para que as pessoas com deficiência física tenham a possibilidade de uma vida plena e com autonomia. A partir disso, conseguimos promover uma sociedade mais inclusiva, em que todos têm o devido acesso à educação, emprego e outros importantes direitos. É o que fazemos há mais de 73 anos na AACD e, para que isso aconteça, parceiros como a RaiaDrogasil são essenciais, pois nos permitem levar um atendimento de ponta às pessoas que precisam e merecem, mas não teriam condições de arcar com os altos custos desse tratamento”, diz Edson Brito, superintendente de Marketing e Relações Institucionais da AACD.

Anualmente, a AACD realiza cerca de 800 mil atendimentos, sendo 80% via SUS (Sistema Único de Saúde), ou seja, sem nenhum custo direto para os pacientes. Enquanto um atendimento custa em média R$ 128, a AACD recebe como repasse cerca de R$ 16, sendo que o restante do valor precisa ser coberto por doações de pessoas físicas e parcerias com empresas.

“A RD tem como ambição se tornar, até 2030, a empresa que mais contribui para um país mais saudável. O apoio à AACD é parte do compromisso que temos de cuidar das pessoas e garantir saúde e bem-estar de forma inclusiva”, afirma Maria Izabel Toro, gerente de Investimento Social Privado da RD.

Parceria transformadora

Esse impacto social significativo é um reflexo da longevidade dessa união de forças, uma vez que se promove um incentivo à cultura de doação em que uma grande quantidade de indivíduos tem a oportunidade de fazer doações de baixo valor, porém de forma prática e constante, algo que gera um montante expressivo no longo prazo.

Através do apoio à AACD, a RaiaDrogasil também consegue alcançar as suas métricas de ESG (sigla em inglês que se refere às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização), especialmente, dentro do âmbito Social (S), pois com o valor arrecadado permite-se que sejam feitos mais atendimentos de qualidade em reabilitação, o que, por consequência, possibilita a devida inserção e inclusão da pessoa com deficiência física na sociedade, contribuindo em diversas frentes importantes, como acessibilidade, escolaridade e empregabilidade. Além disso, promove-se o orgulho de pertencer e o engajamento dos colaboradores por trabalharem em uma empresa que apoia uma importante causa social.

“O Troco Solidário é um ótimo exemplo de iniciativa que promove o impacto social defendido pelos princípios de ESG. A RaiaDrogasil, como nossa parceira, consegue atingir os seus indicadores e os consumidores, por sua vez, se engajam com a nossa causa e exercitam a responsabilidade social. Já a AACD mantem a continuidade das suas atividades e os pacientes, acima de tudo, têm acesso a atendimentos de qualidade, o que possibilita o aproveitamento de uma série de oportunidades à sua frente. Ou seja, toda uma comunidade é beneficiada e impactada positivamente por essas ações”, ressalta o superintendente da AACD.

As perspectivas de futuro dessa parceria são otimistas e se encontram em dois grandes movimentos: O primeiro, ainda em desenvolvimento, será a inclusão da opção de pagamento via cartão de crédito para o Troco Solidário, que hoje é feita somente com dinheiro em espécie. O segundo é através da venda de produtos da Needs, marca exclusiva de beleza e saúde da RaiaDrogasil, nos bazares localizados nas unidades da AACD, que é uma outra importante iniciativa de captação de recursos da Instituição.

Repercussão na Mídia

A parceria de longa data entre a AACD e a RaiaDrogasil foi destaque em nota do jornal O Globo:

Continue a leitura! Confira na aba Notícias outras novidades sobre a AACD.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo