AACD destaca a importância da humanização nas iniciativas de ESG

 Em Destaques, Notícias

Com governança estruturada, a Instituição promove práticas que beneficiam o meio ambiente e a comunidade, indo além da causa da pessoa com deficiência física

Há mais de 70 anos, a AACD é referência em ortopedia e na reabilitação de pessoas com deficiência física, realizando cerca de 800 mil atendimentos anualmente. Além de prezar pela eficiência e segurança dos seus processos, a Instituição se preocupa, acima de tudo, em garantir que o cuidado prestado seja centrado na pessoa, promovendo o bem-estar dos seus pacientes e demais públicos.

Com esse propósito, a AACD é signatária do Pacto Global desde 2012 e certificada internacionalmente pela Planetree, organização que reconhece o atendimento humanizado na Saúde, desde 2019. Também conta com o programa Amigo do Meio Ambiente, que defende a gestão sustentável dos recursos da Instituição, desde 2017.

O reflexo do compromisso da AACD pode ser visto na prática. Por exemplo, o Hospital Ortopédico AACD criou um fluxo em que os dispositivos metálicos, utilizados em cirurgias, são revertidos em matéria-prima para a indústria metalúrgica. Os invólucros de TNT, que embalam as caixas esterilizadas de materiais cirúrgicos, são transformados em bolsas para colaboradores recém-admitidos e gestantes. Já o resto de água mineral, que sobra nas garrafas dos pacientes, é re​aproveitado na lavagem de calçadas, vestiários e refeitório.

Além disso, só em 2022, a AACD:

  • Realizou a coleta seletiva de mais de 520 toneladas de resíduos
  • Descartou apropriadamente mais de 300kg de pilhas e baterias
  • Contribuiu para a logística reversa de mais de 46 mil bitucas de cigarro
  • Direcionou mais de 2,7 toneladas de filmes radiológicos para reciclagem
  • Economizou mais de 48.000 copos plásticos com o uso de canecas ecológicas
  • Encaminhou mais de 4 toneladas de polipropileno para transformação em pneus
  • Retornou quase 2 mil embalagens de produtos químicos biodegradáveis
  • Reaproveitou mais de 1,2 mil bags de álcool em gel para criação de novos produtos
  • Substituiu mais de 1,6 mil lâmpadas de mercúrio por modelos de LED
  • Digitalizou em 73% os moldes para fabricação de produtos ortopédicos, diminuindo o consumo de gesso
  • Preservou cerca de 3 milhões de folhas de papel através do Projeto Zero Papel (Paperless)

Porém, a Instituição vai além das suas fronteiras: contratou e treinou mais de 10 refugiados do Congo, Haiti e Angola para os setores de Limpeza, Hotelaria, Manutenção e Controle de Acesso, promovendo um recomeço e oportunidades para esses colaboradores. Também realiza, junto com a Prefeitura de São Paulo, a higienização de cobertores de pessoas em situação de rua durante os meses do inverno em sua lavanderia, acolhendo essa comunidade e preservando o meio ambiente.

Como entidade filantrópica, a AACD tem a humanização em seu DNA e está sempre disposta a encontrar novas formas de tornar a sua gestão de pessoas e recursos ainda mais socialmente consciente e sustentável. É por meio desta postura que se torna possível englobar outras questões tão importantes quanto a causa da pessoa com deficiência física, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.

Clique aqui e baixe o Relatório Integrado de 2022 para entender como os pilares ESG estão alinhados com o posicionamento estratégico da AACD.

AACD Incorpora Humanização nas Iniciativas de ESG

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo