AACD e AAPPE firmam parceria e levam excelência em reabilitação de pessoas com deficiência física a Alagoas

 Em Destaques, Notícias

Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) é a sexta cooperada técnica da AACD

Uma parceria inédita vai beneficiar pessoas com deficiência física em Maceió. A AAPPE é a mais nova integrante do projeto de cooperação técnica da AACD, que desde 2019 leva o seu padrão de excelência e expertise a instituições em diversas partes do Brasil. Dessa forma, a iniciativa já impactou mais de 700 mil atendimentos nos locais em que já está presente: São José do Rio Preto (SP), Poços de Caldas (MG), Maringá (PR), Salvador e Jequié (BA).

Uma equipe de sete profissionais da AAPPE – que inclui fisioterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e psicólogo – passou por treinamento neste mês de Janeiro na sede central da AACD, em São Paulo, e, assim, está apta a atender com os mesmos protocolos clínicos da Instituição. Além da capacitação, a AACD fará acompanhamento periódico com auditorias e visitas para supervisão.

Cooperação técnica com AAPPE ampliará número de atendimentos

Com a cooperação técnica, a expectativa é que neste ano haja um aumento de 200 para 500 pacientes em reabilitação física na AAPPE. Ou seja, um incremento de 150%.

Assim, a intenção é ir aumentando a quantidade de atendimentos gradativamente, conforme o crescimento da demanda.

“A AACD existe para dar qualidade de vida, autonomia e oportunidades às pessoas com deficiência física. Estamos muito felizes com essa nova parceria. Acreditamos que a cooperação técnica é a forma mais eficiente de levar reabilitação de ponta a quem mais precisa em entidades que já têm a estrutura necessária para prestar esse atendimento”, diz a Dra. Alice Rosa Ramos, superintendente de Práticas Assistenciais da AACD.

“Nosso propósito é dar suporte e voz às pessoas com deficiência e contribuir para o desenvolvimento dessas, proporcionando qualidade de vida, prestando serviços de educação e cidadania. Além de defender os direitos delas por meio dos pilares de Saúde, Educação, Assistência Social e Mercado de Trabalho. Nesse sentido, temos boas perspectivas quanto à parceria com a AACD. Vamos aprimorar nossas entregas com um olhar ainda mais humanizado e novos conhecimentos”, explica Iraê Cardoso, superintendente e fundadora da AAPPE.

 

Case de sucesso

Cerca de 160 profissionais das entidades parceiras já foram treinados para atender pacientes com os mesmos protocolos clínicos da AACD. Hoje, além da AAPPE, as seguintes instituições são cooperadas técnicas: Centro de Reabilitação Nice Aguiar da Santa Casa de Jequié (BA); Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), de Salvador (BA); Associação de Reabilitação da Criança Deficiente (ARCD), de São José do Rio Preto (SP); Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP), em Minas Gerais; e Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR), de Maringá (PR).

Todas as entidades parceiras contam com o selo de cooperação técnica. Na prática, isso assegura aos pacientes a certeza de que estão sendo atendidos com o padrão de excelência da AACD. As entidades interessadas em fazer parte desse projeto, podem ter mais informações clicando aqui.

 

Saiba mais sobre a AAPPE

A Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos. Sua missão é contribuir para uma sociedade mais justa. Assim, promove a inclusão e a qualidade de vida das pessoas com deficiência em mais de 40 municípios de Alagoas. A instituição completa 37 anos de atuação em fevereiro de 2024 e adota os seguintes princípios: ética, amor, inclusão e inovação.

A AAPPE desenvolve atividades de prevenção e reabilitação neuropsicomotora de pessoas com deficiência auditiva, visual, motora, intelectual e/ou com múltiplas deficiências, diagnósticos auditivos e neurológicos em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Continue a leitura! Confira na aba Notícias outras novidades sobre a AACD.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo