AACD promove Semana de Prevenção a Engasgos e Doenças Respiratórias

Escrito por Beatriz Freitas Vera Cruz | Postado em 7 de maio de 2025

Dra. Alice falando sobre a Semana de Engasgos com o SBTCom a chegada do outono, a incidência de problemas respiratórios aumentam muito com as viradas de tempo. Como o sistema respiratório ainda está em desenvolvimento, é preciso redobrar a atenção às questões respiratórias na infância. Porém, além dos problemas respiratórios, um dos vilões ainda é o engasgo.

Segundo o DATASUS, o número de óbitos por engasgo em crianças no Brasil, de 2009 a 2019 chegou a 2.148. Já no caso dos acidentes por ingestão,  os alimentos são causas de  1.817 (84,6%) dos acidentes, enquanto os 15,4% restantes (331 óbitos) correspondem à obstrução ocasionada por outros objetos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a aspiração de corpo estranho é observada principalmente nas crianças do sexo masculino, na faixa etária de 1 a 3 anos. Mais de 50% das aspirações ocorrem em crianças menores de 4 anos e mais de 94% antes dos 7 anos de idade. 

Por conta dos números alarmantes, a AACD promoveu entre os dias 7 e 11 de abril a Semana de Prevenção a Engasgos e Doenças Respiratórias, onde os setores da Fisioterapia Infantil e Fonoaudiologia promoveram palestras sobre o tema para os responsáveis de pacientes da Instituição. 

Como prevenir os engasgos

Principalmente no caso das crianças, algumas ações tomadas pelos pais no dia-a-dia podem evitar ou prevenir problemas maiores como os engasgos. Além de cortar alimentos e orientar a criança à comer sentada e com a boca fechada, é preciso ter atenção com objetos e brinquedos pequenos.

Repercussão na mídia

 

Acompanhe a AACD 

Para não perder nenhuma novidade, siga a AACD  nas redes sociais: Instagram, Facebook, X, LinkedIn e YouTube. Dessa forma, você se mantém sempre atualizado.

Notícias em destaque

Mulher de verde apresentando o 4º Encontro ESG
acessibilidade deficiência física Encontro ESG
23 set 2026 | 5 min

AACD realiza 4º Encontro ESG com foco em Empregabilidade Inclusiva

Banner da campanha AACD Teleton 2026, com três pacientes da AACD — uma mulher em cadeira de rodas, uma mulher com muletas e uma menina com muletas — e a frase “O que te move?".
AACD Teleton como doar teleton Teleton 2026
21 set 2026 | 5 min

Com o tema “O Que Te Move?”, AACD e SBT lançam 29ª edição da Campanha Teleton

Criança realiza atividade de reabilitação com o equipamento Lokomat e acompanhamento de profissional da AACD.
aacd AACD Mooca Imposto de Renda
15 set 2026 | 5 min

Imposto de Renda para empresas: como apoiar a AACD