11 de outubro – Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

 Em Notícias

Empregar, educar e incluir. Neste Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, queremos te mostrar, em dados, como os três pilares da campanha #Teleton2023 são essenciais para que o futuro seja, de fato, repleto de oportunidades.

As pessoas com deficiências físicas representam 8,4% da população brasileira, ou 17,2 milhões de pessoas, sendo apenas 28,3% no mercado de trabalho, contra 66,3% das pessoas sem deficiência. Em relação aos salários, a diferença também é expressiva: pessoas com deficiência recebem, em média, R$ 1639,00, enquanto pessoas sem deficiência ganham R$ 2619,00.

Partindo para o âmbito da educação, 55,0% das escolas do ensino fundamental têm estrutura adaptada para pessoas com deficiência. Pouco mais da metade. Precisamos de mais, muito mais. Quando pensamos na conclusão do ensino médio, apenas 48,3% das PCDs, de 20 a 22 anos, tiveram essa conquista, bem diferente da porcentagem das pessoas sem deficiência: 71,0%.

E quanto à inclusão? Bem, um em cada quatro idosos, 24,8%, possui algum tipo de deficiência. Dentre as 17,2 milhões de pessoas com deficiência, quase metade, ou seja, 49,4%, é formada por idosos de 60 anos ou mais. Em resumo, diante de todos esses dados, devemos pensar na inclusão destes, para que a convivência em sociedade ofereça mais oportunidades.

Diante desses cenários, reflita sobre o seu papel para provocar mudanças e faça acontecer. Com o seu apoio, nós podemos mudar este panorama..

Para isso, doe para o Teleton 2023.
São duas chaves via pix: doeteleton@aacd.org.br ou 1194311-0144
Ou pelo site: www.teleton.org.br.

Vamos juntos promover a vida em movimento junto à inclusão, educação e ao emprego.

*Dados do último Censo IBGE 2019

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo