Em oito anos, AACD fez mais de 130 mil atendimentos

 Em Unidade Mogi das Cruzes

Com quase oito anos de funcionamento em Mogi das Cruzes, a unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), localizada no bairro Rodeio, já realizou 139 mil atendimentos. O número compreende o período de 2011 a setembro deste ano, conforme informações divulgadas à reportagem pela gerente da unidade, Paula Pavan. Atualmente, 295 pacientes são atendidos no espaço em atividades de fisioterapia solo, aquática e ocupacional, psicólogo, fonoaudiólogo e pedagogo.

A unidade da AACD em Mogi foi instalada para possibilitar atendimentos multidisciplinares aos pacientes de todas as dez cidades do Alto Tietê. Anteriormente a isso, os pacientes que precisavam do atendimento eram encaminhados para unidades distantes e só no final do ano passado essa situação foi alterada com a assinatura de um convênio entre a AACD e o Consórcio de Municípios do Alto Tietê (Condemat). Desde então, a unidade passou a atender toda a região. No próximo dia 31, a assinatura do convênio será renovada. “Temos quase oito anos de funcionamento e desde o início até este mês já fizemos 139 mil atendimentos e desde o ano passado com o Condemat conseguimos atender pacientes de todas as cidades da região, dando oportunidade para os que precisam do atendimento aqui na cidade”, disse Paula.
A parceria com o Condemat levantou a expectativa de aumentar cerca de 30% os atendimentos oferecidos na unidade mogiana para beneficiar moradores das cidades vizinhas. Em julho do ano passado, em matéria publicada pelo Mogi News, a AACD Mogi atendia 170 pacientes com mais de 13 mil atendimentos por ano. Se comparado os números daquela época com os atuais, tanto a quantidade de pacientes, quanto de atendimentos aumentaram. “Temos uma média hoje de 2.160 atendimentos, mas com a expectativa de aumentar para 2.900 ao mês, principalmente por essa parceria com o Condemat”, ressaltou a gerente da unidade.
Os números de atendimento são elevados, já que muitas vezes, um paciente realiza mais de um tipo de atividade oferecida na unidade. “Atendemos de forma global com exames multidisciplinares, então há pacientes que se consultam mais de uma vez por semana e os números aumentam”, esclareceu Paula.
Desde 1950, com a fundação da primeira unidade da AACD, pelo médico especialista em Ortopedia, Renato da Costa Bomfim, o atendimento se tornou referência me todo o país. Quando um paciente chega na unidade, é realizado uma triagem para identificar qual o tratamento necessário para o paciente. Atualmente, as clínicas da AACD atendem os seguintes casos: Paralisia Cerebral, Lesão Medular, Lesão Encefálica Adquirida Infantil e Adulto, Mielomeningocele, Má-formação Congênita, Amputados, Doenças Neuromusculares e Poliomielite.
Saiba mais: Portal News 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo