Profissionais da ARCD fazem treinamento na AACD em São Paulo

 Em Sem categoria

Foram duas semanas de capacitação e compartilhamento de experiências

Uma equipe de profissionais da área clínica da ARCD (Associação de Reabilitação da Criança Deficiente), de São José do Rio Preto, esteve em São Paulo de 27 de Setembro a 8 de Outubro para realização de treinamento e capacitação na sede central da AACD. A ação faz parte da cooperação técnica entre as duas instituições.

Foram duas semanas em que um time das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, pedagogia, musicoterapia, enfermagem, assistência social e neuropediatria puderam se aprofundar nos protocolos clínicos da AACD, compartilhando conhecimento em reabilitação física e os preceitos do atendimento humanizado. Por conta dos protocolos de prevenção da Covid-19, 10 pessoas puderam estar presencialmente e o restante da equipe acompanha o treinamento em outros momentos de forma virtual.

Na ocasião, o CEO da AACD, Valdesir Galvan, e a superintendente de Práticas Assistenciais da Instituição, Dra. Alice Rosa Ramos, entregaram para a diretora voluntária de relacionamentos da ARCD, Adriane Albuquerque Cirelli, uma placa reconhecendo a ARCD como uma unidade cooperada da AACD.

“Temos uma parceria de longa data, desde 2008, pois a ARCD foi construída graças a recursos arrecadados pela Campanha Teleton do ano anterior. Por isso, para nós, é uma honra agora ratificar essa cooperação e estarmos juntos aqui efetivamente trocando expertises no campo da reabilitação física”, afirma a Dra. Alice.

“Nosso Conselho Voluntário de Gestão se empenha incansavelmente para a sustentabilidade da instituição, e poder contar com a Cooperação Técnica da AACD é nossa maior motivação, pois o padrão técnico do atendimento que os pacientes recebem mantém o diferencial da reabilitação devolvendo a humanização a tantas vidas e famílias atendidas”, completa Adriane Albuquerque Cirelli.

O projeto de Cooperação Técnica da AACD tem como objetivo levar a expertise e o padrão de excelência da Instituição a diversas partes do Brasil, para beneficiar mais pacientes com deficiência física que precisam de assistência. A AACD oferece treinamento e faz acompanhamento periódico de todas as parcerias. Hoje, além da ARCD, a AACD possui parcerias nesse modelo com outras três entidades: Centro de Reabilitação Nice Aguiar da Santa Casa de Jequié, em Jequié (BA), Instituto Baiano de Reabilitação, em Salvador (BA), e Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas, em Poços de Caldas (MG).

Sobre a AACD. Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e pacientes ortopédicos – composta por um hospital ortopédico, sete unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Realiza em média 800 mil atendimentos anuais para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios. Conta ainda com a AACD Lesf (unidade escolar), a área de Ensino e Pesquisa, que dissemina os conhecimentos adquiridos ao longo de sua história aos profissionais de todo o país, e com a AACD Esporte, que contribui, por meio da prática esportiva, para a inclusão da pessoa com deficiência. Acesse: www.aacd.org.br.

 

Sobre a ARCD. Inaugurada em 2008, a ARCD (Associação de Reabilitação da Criança Deficiente) de São José do Rio Preto nasceu com recursos arrecadados no Teleton 2007. Até então conhecida como AACD Rio Preto, o local, que se mantém por meio de parcerias, convênios e doações ao longo do ano, é responsável por uma média de 2500 atendimentos/mês com foco na reabilitação física. Para garantir a qualidade de vida a crianças, jovens, adultos e idosos transformando deficiência física em sorrisos, as equipes da área clínica da entidade são atualizadas periodicamente com os protocolos de reabilitação através de cursos e treinamentos, oferecidos pela AACD-SP, que assiste tecnicamente a ARCD por meio da parceria de Cooperação Técnica, garantindo a excelência dos serviços prestados.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

um × 3 =

Volatr ao topo