Você já ouviu falar em Head Pointer? Conheça a ponteira feita para facilitar a comunicação de PCDs

 Em Notícias, Sem categoria

Por Michelle de Moraes Botelho Romão, fonoaudióloga e Lívia Casagrande, terapeuta ocupacional

 

Algumas pessoas tem dificuldade para falar e com isso sua comunicação fica prejudicada. Quando isso acontece usa-se a comunicação suplementar e ou alternativa que é uma prancha com símbolos/imagens que o indivíduo pode apontar para “falar” o que quer. 

 

Mas, e quando, além da fala, há também dificuldade ou ausência dos membros superiores, como fica o apontar? É nesse momento em que fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais da AACD atuam juntos desenvolvendo recursos personalizados para a comunicação de cada paciente. 

 

A comunicação será construída pelo fonoaudiólogo junto com o paciente usando pranchas, tablets e celular, já para  apontar, a terapeuta ocupacional que é a responsável pela confecção de uma ponteira utilizando material termomoldável que permite o ajuste no corpo da criança tornando-a individualizada e essencial para viabilizar a comunicação destas pessoas. 

 

Por dar acesso a prancha e facilitar o diálogo, o headpointer (ponteira) é um importante acessório, pois possibilita maior inclusão das pessoas com deficiência uma vez que “dá voz a pessoa com dificuldades motoras.

 

Responsável técnica: Dra. Daniella Neves | CRM: 101855

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo