Quando é hora de levar a criança ao ortopedista?

Escrito por | Postado em 19 de agosto de 2021

Por Dr. Alexandre Zuccon, ortopedista pediátrico do Hospital Ortopédico da AACD

Muitos pais e responsáveis se perguntam quando é o momento correto de procurar um ortopedista pediátrico. Esse profissional é o responsável por tratar doenças em crianças e jovens nesse momento da vida, popularmente conhecido como fase de crescimento.

Existem dois principais sinais de alerta de que é necessário iniciar um tratamento ortopédico: a dor e a dificuldade em qualquer função motora (quando as crianças ou o jovem não conseguem fazer funções básicas adequadamente, como caminhar e correr). Se houver algum desses sintomas, é fundamental consultar um ortopedista pediátrico, para que possa ser feita uma avaliação e, se preciso, começar um tratamento adequado.

Uma característica que costuma preocupar é o chamado pé plano ou pé chato. No entanto, é algo comum entre os 2 e 6 anos de idade, e na maioria dos casos não está associado a um problema ortopédico. Só deve haver preocupação quando essa condição se torna motivo de dor para a criança, e nesse caso o ortopedista pediátrico pode recomendar tratamento.

Outra questão bastante observada nessa faixa etária é o alinhamento das pernas. Em bebês, as pernas arqueadas (joelho varo) em geral se corrigem de forma natural até os 2 anos de idade. Caso persista, é necessária uma consulta para avaliação. Já entre os 3 e 6 anos de idade é comum o joelho em X (joelho valgo), que em geral também se corrige naturalmente com o passar do tempo. Caso seja mais acentuado, desproporcional ou cause dor / dificuldade ao caminhar, também é preciso procurar um ortopedista pediátrico.

A ortopedia pediátrica é uma das especialidades atendidas pelo Hospital Ortopédico da AACD. É possível marcar uma consulta via plano de saúde ou de forma particular. Caso ​deseje fazer um agendamento, entre em contato pelo telefone (11) 5576-0777 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h).​​

Notícias em destaque

Imagem gerada por IA (Inteligência Artificial) Profissionais analisam dados e resultados de pesquisas científicas em ambiente hospitalar.
aacd educação Ensino e Pesquisa
21 ago 2026 | 5 min

AACD amplia produção científica no campo da reabilitação

Terapeuta brincando com menino com blocos
arteterapia Centro de Reabilitação Fisioterapia
20 ago 2026 | 5 min

Conheça as especialidades terapêuticas oferecidas no Centro de Reabilitação da AACD

Paciente realiza atividade de resposta a estímulos luminosos com profissional da AACD.
aacd Centro de Reabilitação Tecnologia Assistiva
14 ago 2026 | 5 min

A importância do tempo de reação no processo de reabilitação