• Dia Internacional da Música é comemorado em 1º de outubro;
• Música promove bem-estar e saúde;
• Musicoterapia ajuda na reabilitação de pacientes da AACD.
Em 1º de outubro, comemora-se o Dia Internacional da Música. A UNESCO criou esta data em 1949 para celebrar e promover a importância da sonoridade na vida das pessoas. Além disso, dados do Conselho Global de Saúde Cerebral mostram que o simples ato de ouvir música reduz o estresse, melhora os sistemas cardiovascular e imunológico e ainda fortalece as relações interpessoais.
Por isso, a AACD se conectou com a TV Cultura para contar um pouco sobre como a Musicoterapia impacta na reabilitação das pessoas com deficiência física. Nesse sentido, a coordenadora da Terapia Ocupacional da Instituição, Lina Borges, ressaltou que “a música serve como uma ferramenta de estimulação da coordenação motora, de ritmo e cadência de tempo”.
Musicoterapia na AACD
Utilizar a música como tratamento é uma prática antiga e com resultados abrangentes, visto que ajuda na saúde física, emocional, cognitiva e social do paciente. Assim, entre os benefícios, estão:
- Melhora da coordenação motora e do equilíbrio;
- Redução do estresse e da ansiedade;
- Fortalecimento da fala;
- Empoderamento social.
Além disso, vale ressaltar que a Musicoterapia é uma das especialidades terapêuticas oferecidas pela AACD.
Confira a matéria completa sobre o Dia Internacional da Música
Acompanhe a AACD
Para não perder nenhuma novidade, siga a AACD nas redes sociais: Instagram, Facebook, X, LinkedIn e YouTube. Além disso, aproveite para navegar pela aba de Notícias do nosso site. Dessa forma, você se mantém sempre atualizado!