Médicos da AACD participam do Congresso Brasileiro de Medicina Física e Reabilitação

Escrito por | Postado em 20 de abril de 2021

A AACD marcou presença no XXVII Congresso Brasileiro de Medicina Física e Reabilitação, realizado entre os dias 7 e 10 de Abril de forma virtual. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação.

O Dr. Marcelo Ares, coordenador da equipe de fisiatria da AACD, fez parte da comissão organizadora do Congresso e coordenou a mesa sobre lesão medular. Além disso, abordou temas como classificação AIS e CIF na lesão medular, envelhecimento na lesão medular e bundles em reabilitação.

Já a Dra. Alice Rosa Ramos, superintendente de Práticas Assistenciais da AACD, falou sobre interface reabilitação, medicina integrativa e cuidados paliativos.

Outros integrantes do corpo clínico da AACD também palestraram: Os fisiatras Dra. Adriana Cristante, Dr. Caio Gomes, Dra. Fernanda Rocco, Dra. Sandra Tripodi e Dra. Valéria Cassefo. Diversos temas foram abordados:

– Terapias integrativas no tratamento da dor na lesão medular (Dra. Adriana Cristante)
– Terapias integrativas no centro de reabilitação (Dra. Adriana Cristante)
– Eletroneuromiografia como método auxiliar no diagnóstico e tratamento das lombociatalgias (Dr. Caio Gomes)
– Índices preditores de sucesso na protetização (Dr. Caio Gomes)
– Dor no membro fantasma (Dr. Caio Gomes)
– Doenças neuromusculares: impacto na reabilitação com novos medicamentos (Dra. Fernanda Rocco)
– Morbimortalidade na lesão medular (Dra. Sandra Tripodi)
– Classificações na Paralisia Cerebral (Dra. Valéria Cassefo)

O evento contou com a presença de profissionais nacionais e internacionais renomados, atuantes na área de medicina física e reabilitação, equipe multidisciplinar, fisioterapia, enfermagem, dentre outros.

Notícias em destaque

Hospital Ortopédico AACD Oficina Ortopédica Órtese
22 jul 2026 | 5 min

Órtese ou prótese? Veja como não confundir mais os dois

arteterapia Centro de Reabilitação musicoterapia
13 jul 2026 | 5 min

Grupo Psicossocial da AACD promove investimento cultural e social dos pacientes

O treino de marcha é um conjunto de atividades que tem como objetivo desenvolver competências para as habilidades de caminhar. Ele engloba exercícios em superfícies diferentes, além de treino na esteira quando necessário.
Prevenção de quedas Semana de Prevenção de Quedas
07 jul 2026 | 5 min

Como o treino de marcha ajuda na prevenção de quedas?