Junho Verde é celebrado com 1º Simpósio de Escoliose AACD

 Em Hospital, Notícias

O mês de junho foi repleto de ações de comunicação para conscientização sobre a escoliose, sendo que o Simpósio, realizado nos dias 24 e 25, foi o grande destaque

Junho Verde marca o mês de conscientização da escoliose, patologia que a AACD se consolidou como referência com um centro de excelência, contando com a expertise das melhores práticas para atendimento dos pacientes.

Além de fazer publicações direcionadas ao tema, nas redes sociais, compartilhando números, informações e depoimentos importantes, a AACD promoveu, nos dias 24 e 25 de junho, o 1º Simpósio de Escoliose, um evento inédito e inovador, direcionado a profissionais de saúde, como médicos (Ortopedistas, Neurocirurgiões, Fisiatras, Anestesistas e Intensivistas), Fisioterapeutas e demais profissionais ou estudantes que desejavam obter mais conhecimento sobre o tema.

A programação foi muito completa e aprofundou a discussão sobre os diferentes tipos de escoliose, o tratamento cirúrgico vs. conservador, novas técnicas e discussões de casos reais, contando com a presença de convidados internacionais.

O Simpósio contou com quatro grandes painéis: Escoliose Congênita, Escoliose Neuromuscular, Escoliose Idiopática e Escoliose do Adulto.

Um dos destaques foi a palestra de abertura do Dr. Ivan Ferraretto, que discursou sobre a história da AACD e o desenvolvimento da escoliose na Instituição, relembrando fatos marcantes e de importância na saúde nacional.

“A AACD tem no seu DNA o tratamento da escoliose. Devido ao fato de ter sido idealizada, inicialmente, para o tratamento das sequelas da poliomielite e pelo fato da escoliose estar presente em um grande número de casos, a AACD se especializou no tratamento da mesma.”, afirma Dra. Alice Rosa Ramos, superintendente de Práticas Assistenciais.

A apresentação e discussão de casos entre diversos especialistas, ao longo dos dois dias do evento, foram de extrema importância, uma vez que foi possível mostrar quais as melhores condutas e procedimentos para os mais de 400 participantes (soma das audiências nos formatos presencial e online).

Segundo dados da ANAHP, a AACD atende o maior volume de pacientes com escoliose no Brasil. Em 2021, a instituição teve um aumento de 24% na realização de cirurgias nessa área de especialidade. Hoje, o Hospital Ortopédico AACD é uma referência nacional na realização destes procedimentos.


Sobre o Hospital Ortopédico AACD.
Fundado em 1993, o Hospital Ortopédico AACD atende pacientes ortopédicos de todas as idades, via SUS, convênio e de forma particular. É especializado no tratamento da escoliose, patologias da coluna e ortopedia pediátrica. Também realiza procedimentos de pé, mão, joelho, ombro, quadril, entre outros. Em média, são realizadas 7 mil cirurgias por ano.

Referência em assistência médica de alta complexidade, a unidade conta com um Centro de Excelência em Escoliose que oferece as melhores opções de tratamentos às deformidades da coluna. O complexo hospitalar contempla ainda um Centro Diagnóstico por Imagem, um Centro Médico e um Centro de Terapias.

A excelência do trabalho realizado levou a duas conquistas importantes de acreditações internacionais – a canadense Qmentum, que orienta e monitora padrões de alta performance em atendimento e a norte-americana Planetree, que posiciona a instituição como referência em atendimento humanizado, com cuidado centrado na pessoa. Para mais informações, clique aqui.

DEIXE UM COMENTÁRIO

4 × dois =

Volatr ao topo