Hospital Ortopédico da AACD realiza inédita cirurgia de escoliose no Brasil com sistema automático de crescimento que evita novos procedimentos

 Em Hospital, Notícias

Dispositivo possibilita correção da coluna por meio do crescimento natural da criança e fisioterapia; método convencional exige novas cirurgias, em média, a cada nove meses 

O Hospital Ortopédico da AACD realizou nesta semana a primeira cirurgia para correção de escoliose de início precoce com a utilização de um sistema automático de crescimento, inédito no Brasil, que evita novas intervenções cirúrgicas. A versão convencional desse mesmo método exige que, em média a cada nove meses, a criança volte ao centro cirúrgico para que seja realizado o alongamento da coluna.  

O aprimoramento tecnológico se dá sobre a técnica bipolar menos invasiva, realizada há cerca de dois anos no Hospital Ortopédico da AACD. Esse método foi desenvolvido pelo médico francês Lotfi Miladi, que participou dessa primeira intervenção realizada no Brasil com o novo dispositivo, chamado Nemost e fabricado por apenas duas empresas no mundo. A cirurgia foi realizada em parceria com Alexander Rossato, médico especialista em coluna do Centro de Excelência em Escoliose do Hospital Ortopédico da AACD.  

A nova tecnologia é um recurso de alongamento automático que acompanha o crescimento natural da criança. Essa modalidade de intervenção é indicada para crianças de até 10 anos e baixo peso (até 18 kg), perfil que inclui pacientes com deficiência física, como paralisia cerebral, por exemplo, e que não poderiam ser submetidas ao procedimento mais tradicional oferecido no mercado, a artrodese. 

“Além da técnica bipolar menos invasiva, existe a artrodese, pela qual a estrutura implantada na coluna da criança se conecta a diversas vértebras. Neste novo método a fixação é feita em dois polos, um na região torácica e outro na bacia. A correção é auxiliada por fisioterapia. Evitar a recorrência de cirurgias colabora para a qualidade de vida da criança, sem falar no custo-benefício”, afirma Rossato.

Experiência internacional 

De acordo com o médico Lotfi Miladi, foram necessários 11 anos de pesquisa para desenvolver a técnica bipolar menos invasiva. A versão desse método com a tecnologia Nemost tem sido usada no mundo há cerca de cinco anos. Na visão dele, os resultados no Brasil devem acompanhar o que foi percebido no mundo. 

“O Nemost começou a ser utilizado em cirurgias com crianças francesas e, na medida em que a pesquisa foi avançando e os resultados foram comprovando a eficácia do equipamento, esta inovação foi compartilhada com equipes médicas na Holanda, Austrália, norte da África, e, agora, no Brasil.”, afirma Miladi. 

Escoliose na AACD 

Existem mais de 6 milhões de brasileiros diagnosticados com escoliose, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No mundo, essa condição atinge algo em torno de 2% a 4% da população. Somente no ano de 2021, 7% das 6.719 cirurgias realizadas no Hospital Ortopédico da AACD foram de escoliose, sendo 68% em adultos e 32% em crianças. Até meados de agosto de 2022, 318 cirurgias desse tipo já haviam sido realizadas. 

O Hospital Ortopédico da AACD conta com um Centro de Excelência em Escoliose, com protocolos de tratamento, leitos de internação, UTI e salas do centro cirúrgico exclusivos para atender essa patologia. O moderno parque tecnológico foi incrementado neste ano com a chegada do O-ARM, equipamento de última geração que fornece imagens tridimensionais da coluna para ajudar os médicos na correção das curvaturas durante a cirurgia, que é uma das mais complexas realizadas na unidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo