Hospital Ortopédico AACD utiliza sistema inédito com inteligência artificial para rastrear materiais cirúrgicos

 Em Destaques, Notícias

Projeto de desenvolvimento e inovação aperfeiçoa a gestão da Central de Material e Esterilização (CME) da Instituição, desde o recebimento do equipamento até o seu uso em cirurgias de alta complexidade

O Hospital Ortopédico AACD é o primeiro do Brasil a contar com inteligência artificial em sua Central de Material e Esterilização (CME). O objetivo é inovar na rastreabilidade dos instrumentais utilizados nas cerca de sete mil cirurgias que são feitas anualmente.

O projeto inovador utiliza um sistema moderno, que é fornecido pela empresa STERIFAST e garante segurança e eficiência na manipulação dos cerca de 170 mil itens de instrumentais cirúrgicos que são utilizados todos os meses pelo hospital, sendo que 95% deles são de origem externa, o que exige a implementação de rígidos protocolos sanitários e de segurança para mitigar riscos de infecção e extravios de materiais.

“Além da alta complexidade, as cirurgias ortopédicas requerem uma grande quantidade de instrumentais cirúrgicos. Para cada paciente, utilizamos, em média, 20 caixas de materiais. Antigamente, fazíamos a verificação item por item e, depois, passamos a tirar fotos para acompanhamento. Agora, a rastreabilidade dos equipamentos é totalmente informatizada, o que agiliza os nossos processos e reforça o nosso controle de qualidade, registro e segurança”, afirma Emanuel Toscano, superintendente de Operações da AACD.

A gestão dos dados é imediata, integrada e móvel, permitindo que a equipe acesse o sistema por meio de tablets de última geração e transite pelas áreas da CME do hospital, que compreende o recebimento, limpeza, inspeção, preparo, esterilização e distribuição dos materiais cirúrgicos.

“Essa mudança intensifica a governança dos nossos recursos e a segurança de toda a nossa cadeia de esterilização, o que contribui para a otimização do trabalho realizado na CME, uma vez que é possível avaliar os tempos de cada etapa do processo, gerando métricas de produtividade e relatórios mensais para melhoria contínua”, diz Adriana Sicoli, gerente de enfermagem do Hospital Ortopédico AACD.

O Hospital Ortopédico AACD vai ampliar a sua capacidade neste ano. Com entrega prevista para o segundo semestre, as obras de expansão irão promover um incremento de até 40% no volume cirúrgico – serão 15 salas cirúrgicas e 140 leitos hospitalares.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo