É verdade que bebês não devem usar sapatos?

Escrito por | Postado em 23 de janeiro de 2023

Dr. Rafael Yoshida, ortopedista da AACD, é entrevistado pelo site bebe.com.br, da Abril

Na hora de comprar um presente para um bebê que está a caminho ou até mesmo ao montar o enxoval, é difícil não querer levar aquele sapatinho tão pequenino e fofo. Só que, como outras dúvidas do que dar ou não para um recém-nascido, é importante falarmos sobre o item ser mais indicado como enfeite para o quarto do pequeno do que para o seu uso em si.

Rafael Yoshida, ortopedista pediátrico da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), explica que o conhecimento corporal do pequeno, inclusive dos pés, começa antes mesmo dos primeiros passos. “E, por isso, é importante deixá-los livres para que o bebê possa tocá-los, apertá-los e até mesmo levá-los à boca. Além disso, a musculatura trabalha e desenvolve-se melhor com os pés livres”, completa.

O especialista ainda pontua que colocar sapatinhos ou chinelos em bebês que estão aprendendo a ficar de pé para, em seguida, iniciarem o movimento de marcha atrapalha o que é conhecido como propriocepção, isto é, “a capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo”, como define o médico.

Assim, com o piso limpo e apropriado para a criança que está começando a trocar os primeiros passos, é fundamental deixá-la explorar a superfície com os pés descalços para que ela desenvolva a coordenação motora necessária a fim de que marcha fique cada vez mais refinada e ela consiga andar normalmente. Entretanto, se houver a preocupação dela adoecer pelo chão estar gelado, Yoshida indica que os pés do bebê sejam protegidos com uma meia antiderrapante.

Então, quando o sapato deve ser comprado?

O especialista orienta que a aquisição de sapatos, sandálias ou tênis é necessária após a idade da marcha (por volta do primeiro ano de vida) ao mesmo tempo em que a criança começa a frequentar ambientes fora de casa. Mas não é qualquer tipo que deve ser comprado.

“É necessário que eles sejam flexível, do tamanho adequado (evitar que sejam maiores, podendo ser medidos pela palmilha interna) e com apoio posterior nos calcanhares”, detalha Yoshida.

O pediatra ortopédico ainda complementa sobre o porquê da atenção redobrada para o apoio adequado aos calcanhares nos sapatos. Ele deve acontecer porque, ao iniciar a marcha, a maioria das crianças tem pés planos, conhecidos popularmente como “pés chatos”.

Esse formato se dá porque, junto com o aumento da frouxidão ligamentar natural da idade, os calcanhares tendem a se curvar para forma e a parte de dentro do membro fica achatada. Com isso em mente, Yoshida pontua: “Chinelos ou sandálias sem apoio nos calcanhares têm seu uso mais dificultado”.

Então, pais, na hora de comprarem o primeiro sapatinho tenham três lembretes em mente: apoio firme nos calcanhares, flexibilidade para a musculatura do pé do bebê trabalhar e tamanho adequado – nada de ficar comprando um ou dois números maiores, ok?

É preciso estar atento também ao fato de que, junto com a influência no desenvolvimento motor dos pés, o tamanho correto do sapato está ligado diretamente com a formação da unha do bebê. Se ele ficar muito apertado, há risco de encravá-la e resolver o problema pode não ser simples. Neste caso, é necessário dar um passo para trás e conferir com o pediatra como cortá-la corretamente e se o pé do bebê pode ser abafado com o sapato.

Link da matéria: https://bebe.abril.com.br/saude/e-verdade-que-bebes-nao-devem-usar-sapatos/

Além disso, confira Mais Notícias e também conheça o Hospital Ortopédico AACD.

Notícias em destaque

O treino de marcha é um conjunto de atividades que tem como objetivo desenvolver competências para as habilidades de caminhar. Ele engloba exercícios em superfícies diferentes, além de treino na esteira quando necessário.
Prevenção de quedas Semana de Prevenção de Quedas
07 jul 2026 | 5 min

Como o treino de marcha ajuda na prevenção de quedas?

Funcionária da Oficina realizando reparos em produto ortopédico
Inovação Tecnológica parceria Pessoa com Deficiência
01 jul 2026 | 5 min

AACD é parceira do programa de aceleração de startups MUH São Carlos

Relatório integrado AACD 2025
aacd AACD 75 anos acessibilidade
26 jun 2026 | 5 min

Relatório Integrado: AACD realizou mais de 900 mil atendimentos em 2025