Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional

 Em Notícias

No dia 19 de janeiro é celebrado o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional. A AACD aproveita a data para levantar algumas questões sobre a profissão, sua importância para a saúde coletiva e como ela tem ajudado a melhorar a qualidade de vida de pessoas de todas as idades, especialmente durante a pandemia.

– Qual importância a Terapia Ocupacional está exercendo nesta pandemia?

Este profissional é capaz de discutir /ajudar as pessoas no planejamento da rotina do dia a dia em busca do equilíbrio mental e realização pessoal. A produtividade pessoal e o planejamento da rotina ocupacional que nós temos em nossas vidas, foi alterada neste momento. A pandemia trouxe a necessidade de ajustes para uma nova perspectiva de rotinas ocupacionais. O profissional de T.O. pode promover um impacto muito positivo no desempenho social e ocupacional dos indivíduos, ajudando-os neste planejamento e ajuste necessário.

A pandemia também trouxe uma ampliação nas possibilidades de oferta de atendimentos terapêuticos com o advento do teleatendimento, que nos ofereceu uma visão do ambiente domiciliar /laboral dos indivíduos de forma mais efetiva, o que nos permitiu ampliar as intervenções terapêuticas.

– O que faz um terapeuta ocupacional?

Segundo definição da Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA, 2015) a T.O. é definida como “o uso terapêutico de atividades diárias (ocupações) em indivíduos ou grupos com o propósito de melhorar ou possibilitar a participação em papéis, hábitos e rotinas em diversos ambientes como casa, escola, local de trabalho, comunidade e outros lugares”.

– Quem precisa buscar atendimento de um terapeuta ocupacional?

Pessoas de todas as idades (de recém nascidos a idosos) com alterações no desempenho ocupacional e, consequentemente na sua autonomia, independência e qualidade de vida.

– Qual o papel da terapia ocupacional no âmbito da saúde coletiva?

São vários papéis onde estão envolvidos diversos tipos de atividades cotidianas para os indivíduos, grupos ou populações, sendo elas: AVDs (atividades de vida diária), AIVDs (atividades instrumentais da vida diária), descanso e sono, educação, trabalho, brincar, lazer, e participação social. O foco também está na promoção da saúde mental e ocupacional em ambientes laborais.

– Qual o papel da terapia ocupacional na reabilitação física?

Habilitar, reabilitar e promover a saúde e bem estar de indivíduos com necessidades relacionadas ou não a incapacidade ou dificuldades nas rotinas ocupacionais, sejam estas temporárias ou permanentes.

– Além de atender pessoas com deficiência, quais outras atividades pode desenvolver um terapeuta ocupacional?

Podem prestar serviços aos clientes tanto diretamente, em ambientes como hospitais, clínicas, indústrias, escolas, lares e comunidades, quanto indiretamente, através das consultorias.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo