No Dia Mundial das Doenças Raras, Hospital Ortopédico AACD destaca a importância do diagnóstico precoce

 Em Destaques, Hospital, Notícias

O acompanhamento pré-natal é essencial para a saúde da mãe e do bebê. Além disso, muitas doenças podem ser diagnosticadas nesse período.

 

Em 2008, a Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis) decretou 29 de fevereiro como o Dia Mundial das Doenças Raras, justamente por ser uma data pouco comum, que acontece somente em anos bissextos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças raras afetam até 1,3 pessoas a cada 2 mil indivíduos. No Brasil, estima-se que cerca de 13 milhões de pessoas possuem alguma doença rara.

Para além da visibilidade, a data propõe reflexões sobre a identificação, cuidado e tratamento dessas patologias que também podem estar associadas à ortopedia. O Hospital Ortopédico AACD é referência no atendimento de casos de mielomeningocele, deficiência congênita do fêmur, hemimelia fibular e tibial, artrogripose, displasia esquelética e osteogênese imperfeita. Em 2023, a Instituição realizou 7 mil atendimentos, considerando tratamento conservador e cirúrgico.

Para o médico ortopedista Rafael Yoshida, do Hospital Ortopédico AACD, o período pré-natal é crucial para identificar sinais de alguma dessas condições.

O acompanhamento médico periódico durante a gestação, incluindo a detecção de indícios no ultrassom, por exemplo, possibilita um planejamento para intervenções mais eficazes.

“O diagnóstico precoce, associado ao encaminhamento adequado do pediatra para o ortopedista pediátrico é essencial para planejar o tratamento e assegurar mais qualidade de vida ao paciente”, comenta Yoshida.

Além disso, o alinhamento de expectativas e a orientação qualificada aos pais e responsáveis são fundamentais para um melhor prognóstico.

“O tratamento ideal consiste em uma abordagem humanizada e integrada com o apoio de uma equipe multidisciplinar, reunindo profissionais como ortopedistas, fisiatras, geneticistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas e entre outros. Nem todos os casos são necessariamente cirúrgicos”, aponta o especialista do Hospital Ortopédico AACD.

 

Sobre o Hospital Ortopédico AACD

O Hospital Ortopédico AACD oferece todos os tipos de atendimentos ortopédicos – consultas, exames, terapias e cirurgias de alta complexidade. O corpo clínico conta com médicos especialistas em coluna vertebral, joelho, mão, ombro, quadril, pé, ortopedia pediátrica, entre outros. Possui o Centro de Excelência em Escoliose, sendo referência nacional nessa patologia. Oferece diagnóstico, acompanhamento de doenças neuro-ortopédicas e realiza cirurgias de baixa, média e alta complexidade – cerca de 7 mil por ano.

O complexo hospitalar tem 140 leitos, sendo 21 de UTI, e 15 salas cirúrgicas. Atende pacientes via convênios, particulares e SUS.

A qualidade do trabalho realizado levou a conquistas de acreditações internacionais que poucos hospitais no Brasil possuem –  a canadense Qmentum (nível diamante), que orienta e monitora padrões de segurança do paciente, e a norte-americana Planetree (nível ouro), que posiciona a Instituição como referência em atendimento humanizado, com cuidado centrado na pessoa. Para mais informações, acesse o site.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo