Parceria com Complexo de Reabilitação Silvio Santos marca a 7ª cooperação técnica da Instituição que conta com expertise de mais de 70 anos em ortopedia e na reabilitação de pessoas com deficiência física
A AACD e o Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, localizado em Curitiba (PR), firmaram termo de cooperação técnica. O Governo do Estado do Paraná também anunciou a criação do Complexo de Reabilitação Silvio Santos. A nova unidade será construída em um terreno de mais de 7 mil m2 ao lado do Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier. Dessa forma, com os dois hospitais e a cooperação técnica com a AACD, o complexo vai expandir os serviços de reabilitação prestados pelo Estado.
“É um presente que o Paraná ganha. A AACD é uma das instituições mais respeitadas do mundo e essa parceria foi uma construção de três anos entre o Governo Estadual, equipe técnica e conselho da associação, com o objetivo de trazer toda a capacidade técnica que a entidade tem para o Estado”, disse o governador Ratinho Junior.
Além disso, ele explicou que o nome do Complexo foi uma homenagem a quem contribuiu para o crescimento da AACD por meio do Teleton. “A força e a credibilidade do Silvio Santos deram uma dimensão nacional à instituição e foi o gesto que o Paraná encontrou de homenageá-lo”, disse. O apresentador e empresário, dono do SBT, faleceu no último dia 17 de agosto.
Já o objetivo da parceria e da criação do complexo é agregar ao escopo do hospital, que já promove um atendimento de excelência, a experiência de mais de 70 anos da AACD em ortopedia e reabilitação de pessoas com deficiência física, que são referência no Brasil.
Cooperação técnica
O termo de cooperação técnica formalizado com a AACD prevê que, antes mesmo da construção do novo hospital, a instituição realize um mapeamento geral dos atendimentos realizados no hospital paranaense para aperfeiçoar os protocolos, com treinamentos para todos da área assistencial. Além disso, acontecerá um estudo sobre a jornada dos pacientes para ajudar a definir novos marcos de atendimento.
Para o presidente do Conselho de Administração da AACD, Carlos Eduardo Moraes Scripilliti, a parceria vai ampliar os atendimentos da instituição. “Estive aqui há um ano e fiquei encantado com a estrutura do Hospital de Reabilitação e com essa parceria podemos aumentar os atendimentos do AACD. Agora, a nossa equipe vai realizar capacitações para garantir o melhor atendimento possível. Como aqui já funciona o hospital, certamente não haverá dificuldade”, avaliou.
Além disso, profissionais do Paraná passarão por uma imersão na AACD conhecendo as unidades, o trabalho e os processos adotados pela Instituição. Só para ilustrar, isso compreende desde as práticas de agendamento até as consultas multidisciplinares com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos fisiatras e outros especialistas.
Por outro lado, profissionais da AACD também vão visitar o Hospital de Reabilitação em Curitiba para entender os processos existentes e os fluxos adotados pela unidade. Nesse sentido, um primeiro grupo de 18 profissionais do Hospital de Reabilitação já tem visita agendada para outubro, dando início à cooperação técnica entre as duas instituições.