AACD promove curso internacional

Escrito por | Postado em 9 de janeiro de 2018

A AACD promoveu o curso internacional TL Hex for Foot and Ankle, sobre cirurgia de alta complexidade dos membros inferiores. Ministrado pelos especialistas na prática, os ortopedistas Francisco Violante e Rafael Yoshida, o evento, realizado no Anfiteatro da AACD Ibirapuera, abordou a fixação do sistema Hexapod, procedimento cirúrgico que tem como objetivo a correção de deformidades ortopédicas complexas na região das pernas.

O evento contou com palestras de médicos russos especialistas no procedimento e com a presença de mais de cinco pacientes que passaram por esse tipo de intervenção nos últimos meses.

Nesse procedimento, os dados clínicos e radiográficos dos pacientes são adicionados a um software de última geração. O programa realiza uma série de cálculos que permitem que as seis hastes telescópicas dos fixadores se movam simultaneamente, sob o comando dos especialistas, corrigindo a deformidade.

De acordo com Violante, uma das principais vantagens dessa técnica é a possibilidade de corrigir, simultaneamente, as deformidades – de angulação, rotação e translação – dos pacientes, com um alinhamento muito mais preciso e eliminando a necessidade de múltiplas cirurgias. O procedimento é totalmente didático e possibilita que o próprio paciente faça os ajustes do sistema por meio de dados fornecidos pelo software.

Atualmente, no Brasil, menos de dez profissionais realizam a fixação do sistema Hexapod. Na AACD, o procedimento é realizado desde julho de 2015 e, até o momento, foram realizadas 45 cirurgias.

Notícias em destaque

Paciente da AACD utilizando o exoesqueleto vestível pela primeira vez
#ortopedia aacd Centro de Reabilitação
18 jun 2026 | 5 min

AACD recebe exoesqueleto vestível para auxiliar no processo de reabilitação

Atleta de natação da AACD Esportes se preparando para entrar na piscina
AACD Esporte acessibilidade deficiência física
09 jun 2026 | 5 min

AACD Esportes promove inclusão e autonomia por meio da prática esportiva

aacd AVC Centro de Reabilitação
01 jun 2026 | 5 min

AACD promove evento sobre conscientização da hipertensão