AACD promove curso internacional

 Em Notícias, Unidade Ibirapuera

A AACD promoveu o curso internacional TL Hex for Foot and Ankle, sobre cirurgia de alta complexidade dos membros inferiores. Ministrado pelos especialistas na prática, os ortopedistas Francisco Violante e Rafael Yoshida, o evento, realizado no Anfiteatro da AACD Ibirapuera, abordou a fixação do sistema Hexapod, procedimento cirúrgico que tem como objetivo a correção de deformidades ortopédicas complexas na região das pernas.

O evento contou com palestras de médicos russos especialistas no procedimento e com a presença de mais de cinco pacientes que passaram por esse tipo de intervenção nos últimos meses.

Nesse procedimento, os dados clínicos e radiográficos dos pacientes são adicionados a um software de última geração. O programa realiza uma série de cálculos que permitem que as seis hastes telescópicas dos fixadores se movam simultaneamente, sob o comando dos especialistas, corrigindo a deformidade.

De acordo com Violante, uma das principais vantagens dessa técnica é a possibilidade de corrigir, simultaneamente, as deformidades – de angulação, rotação e translação – dos pacientes, com um alinhamento muito mais preciso e eliminando a necessidade de múltiplas cirurgias. O procedimento é totalmente didático e possibilita que o próprio paciente faça os ajustes do sistema por meio de dados fornecidos pelo software.

Atualmente, no Brasil, menos de dez profissionais realizam a fixação do sistema Hexapod. Na AACD, o procedimento é realizado desde julho de 2015 e, até o momento, foram realizadas 45 cirurgias.

Volatr ao topo