AACD chama atenção para a conscientização sobre escoliose

 Em Notícias

Junho Verde é dedicado ao tema

 

O mês de Junho marca a conscientização da escoliose, um desvio da coluna que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta de 2% a 4% da população mundial. O Hospital Ortopédico da AACD é especialista no tema e chama a atenção para a importância do tratamento da doença. A evolução dessa deformidade pode causar dor, problemas respiratórios e até neurológicos.

Existem quatro tipos de escoliose: a idiopática, de causa desconhecida, que é o tipo mais comum, a congênita, que ocorre quando há uma malformação na coluna, a sindrômica, em que a pessoa tem uma síndrome e uma das manifestações é o desvio na coluna, e a neuromuscular, em que o paciente tem um problema neurológico ou muscular que compromete a sustentação do tronco e desenvolve um desvio da coluna.

Fundado em 1993, o Hospital Ortopédico da AACD é uma das maiores referências do Brasil no tratamento da escoliose, com uma equipe de médicos especialistas em coluna e altamente capacitados para tratar desde pequenas incapacidades até casos de grande complexidade. São cerca de 500 cirurgias de escoliose realizadas anualmente.

“É muito importante que o paciente sempre procure o quanto antes o tratamento com um especialista, pois esse profissional poderá indicar o que é mais adequado. Em alguns casos, é preciso apenas observar e realizar acompanhamento periódico, em outros, podem ser necessárias algumas terapias e uso de colete ortopédico, e também há casos em que é necessária uma intervenção cirúrgica”, afirma a Dra. Daniella Neves, diretora médica da AACD.

O tratamento conservador, na maioria das vezes, envolve o uso de colete e reabilitação com exercícios, podendo evitar cirurgia em até 70% dos casos de escoliose. Quando há necessidade cirúrgica, que atualmente é mais segura e resolutiva, é fundamental que não se postergue por muito tempo, sob o risco de levar a uma piora do quadro, aumento dos riscos e resultados menos satisfatórios.

O Centro Médico da AACD, que fez parte do complexo hospitalar, atende pacientes com especialistas no tema, que podem identificar a patologia e designar o tratamento adequado. O Hospital Ortopédico da AACD trata todos os tipos de escoliose e, em caso de necessidade cirúrgica, além de realizar o procedimento, o paciente pode realizar todo o processo de reabilitação no Centro de Terapias, que fica no mesmo local, com a equipe de médicos e terapeutas da Instituição.

Há diversos especialistas da AACD no tema: Dr. Alexandre Fogaça Cristante, Dr. Alexander Junqueira Rossato, Dr. Maurício Coelho Lima, Dr. Olavo Biraghi Letaif, Dr. Paulo Tadeu Maia Cavali e Dr. Raphael Martus Marcon.

É possível marcar uma consulta via plano de saúde ou de forma particular. Caso ​deseje fazer um agendamento, entre em contato pelo telefone (11) 5576-0777 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h).​​

Ações da AACD

Nesse mês de Junho, o Hospital Ortopédico da AACD realizará uma série de ações em seus canais nas redes sociais para falar sobre a escoliose, com a participação do seu time de especialistas. Serão posts com dicas, artigos e inclusive uma live específica sobre o tema. Para acompanhar, acesse:

Facebook

https://www.facebook.com/hospitalortopedicoaacd

Instagram

https://www.instagram.com/hospitalortopedicoaacd/

LinkedIn

https://www.linkedin.com/company/aacd/

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

13 − oito =

Volatr ao topo