AACD alerta sobre a prevenção de dores e lesões no joelho durante o carnaval

 Em Notícias

Médico ortopedista da Instituição destaca que usar um calçado inadequado ou sobrecarregar o joelho pode gerar lesões de diferentes níveis

Os grandes bloquinhos de carnaval pode ocasionar uma preocupação com a saúde da população: o cuidado com o joelho. Segundo observações de médicos ortopedistas, após o período de festas, é comum haver um aumento de pessoas nos consultórios e hospitais com queixas de dores, inflamações ou lesões nas articulações do joelho.

Dr. Rodrigo Zuccon, médico ortopedista do Hospital Ortopédico AACD, comenta que, além do desgaste de ficar muito tempo em pé, desde o deslocamento até o desenrolar da festa, outros fatores podem ocasionar lesões: “A alteração sensorial causada pela bebida alcoólica e/ou outro tipo de entorpecente e o tipo de calçado que se usa, além do peso das fantasias, são fatores que podem levar ao comprometimento do joelho, em virtude de poder causar quedas, torções e desgastes.”

Ainda de acordo com o especialista, os tipos de lesões mais comuns, que podem acontecer durante o carnaval, envolvem quadros de inflamação nos tendões, as tendinites, que podem resultar em dores. Porém, o Dr. Zuccon alerta para casos mais graves em que o desequilíbrio muscular, causado pela combinação entre álcool e outros tipos de excessos com calçado inadequado e piso desnivelado, podem resultar em entorses. “Situações mais graves podem, inclusive, gerar a necessidade de cirurgia”, comenta.

Existem algumas prevenções para evitar o risco de se ter uma lesão no joelho, como a prática de atividades físicas. Segundo o médico ortopedista, realizar caminhadas ou musculação de duas a três vezes por semana, em um período de, pelo menos, seis a oito semanas antes das datas festivas, seria o ideal. “Ainda que não haja tempo hábil, qualquer preparo é melhor do que nenhum. É importante que a pessoa treine o corpo o mínimo possível para passar por situações de desgaste maior do joelho, como no carnaval.”

Como tratar as dores no joelho? 

O principal ponto é ouvir o próprio corpo. Se a pessoa sentir fadiga ao praticar uma atividade física ou durante as festividades é o momento de parar um pouco, encontrar algum lugar para sentar e descansar. “Em casos de lesões articulares com quadro inflamatório, na fase aguda é indicado repouso, bolsa de gelo e uso de analgésico. É importante não ingerir anti-inflamatório sem diagnóstico e buscar um profissional médico para avaliação”, finaliza o especialista da AACD. 

Entrevista para Revista Marie Claire

Clique aqui para conferir mais observações do Dr. Rodrigo Zuccon, médico ortopedista do Hospital Ortopédico AACD, sobre o tema em uma matéria da Revista Marie Claire.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo