11 de outubro – Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

Escrito por | Postado em 11 de outubro de 2023

Empregar, educar e incluir. Neste Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, queremos te mostrar, em dados, como os três pilares da campanha #Teleton2023 são essenciais para que o futuro seja, de fato, repleto de oportunidades.

As pessoas com deficiências físicas representam 8,4% da população brasileira, ou 17,2 milhões de pessoas, sendo apenas 28,3% no mercado de trabalho, contra 66,3% das pessoas sem deficiência. Em relação aos salários, a diferença também é expressiva: pessoas com deficiência recebem, em média, R$ 1639,00, enquanto pessoas sem deficiência ganham R$ 2619,00.

Partindo para o âmbito da educação, 55,0% das escolas do ensino fundamental têm estrutura adaptada para pessoas com deficiência. Pouco mais da metade. Precisamos de mais, muito mais. Quando pensamos na conclusão do ensino médio, apenas 48,3% das PCDs, de 20 a 22 anos, tiveram essa conquista, bem diferente da porcentagem das pessoas sem deficiência: 71,0%.

E quanto à inclusão? Bem, um em cada quatro idosos, 24,8%, possui algum tipo de deficiência. Dentre as 17,2 milhões de pessoas com deficiência, quase metade, ou seja, 49,4%, é formada por idosos de 60 anos ou mais. Em resumo, diante de todos esses dados, devemos pensar na inclusão destes, para que a convivência em sociedade ofereça mais oportunidades.

Diante desses cenários, reflita sobre o seu papel para provocar mudanças e faça acontecer. Com o seu apoio, nós podemos mudar este panorama..

Para isso, doe para o Teleton 2023.
São duas chaves via pix: doeteleton@aacd.org.br ou 1194311-0144
Ou pelo site: www.teleton.org.br.

Vamos juntos promover a vida em movimento junto à inclusão, educação e ao emprego.

*Dados do último Censo IBGE 2019

Notícias em destaque

Paciente em cadeira de rodas ao lado de profissional da AACD durante atendimento de reabilitação.
aacd Fisioterapia Oficina Ortopédica
27 out 2026 | 5 min

Como é a adaptação à prótese na AACD?

Paciente no Centro de Reabilitação da AACD
aacd Centro de Reabilitação fisiatra
23 out 2026 | 5 min

Como funciona a reabilitação interdisciplinar na AACD

Coletiva de imprensa da 29ª Campanha AACD Teleton 2026, realizada nos estúdios do SBT.
aacd Atrações do Teleton 2026 Campanha AACD Teleton
21 out 2026 | 5 min

“O que te move?”: grandes atrações marcam a 29ª edição da Campanha AACD Teleton