AACD é referência em cirurgia de deformidade ortopédica complexa

 Em Notícias

FOTO HOSPITAL NOVA

 

A AACD, com 66 anos de existência, atua na reabilitação física de alta complexidade e é referência em um procedimento cirúrgico que tem como objetivo a correção de deformidades ortopédicas complexas. Trata-se da fixação externa do sistema hexapod.

Nesse procedimento, os dados clínicos e radiográficos das deformidades complexas dos pacientes são obtidos pelos médicos e adicionados a um software de última geração. O programa realiza uma série de cálculos, que servem para que as seis hastes telescópicas dos fixadores se movam simultaneamente para corrigir a deformidade.

Uma das principais vantagens desse procedimento é a possibilidade de corrigir, simultaneamente, deformidades de angulação, rotação e translação dos pacientes, com um alinhamento muito mais preciso.

O sistema é totalmente didático para o paciente e ele mesmo ajusta diariamente o sistema por meio de dados fornecidos por esse software. Esse procedimento conta com uma possível correção de deformidades residuais, fato que anula a necessidade de mais que uma cirurgia.

A AACD realiza esse procedimento desde julho de 2015 com os ortopedistas Francisco Violante e Rafael Yoshida que, inclusive, ensinam a técnica para residentes da Instituição. Em todo o Brasil, apenas cinco médicos estão aptos a realizar a cirurgia.

Clique aqui para acessar a edição do jornal AACD Hoje.

Volatr ao topo