O Comitê de Ética em Pesquisa da AACD (CEP-AACD) é uma instância colegiada vinculada à AACD, mas que recebe também projetos de pesquisa externos à Instituição. Tem caráter consultivo e deliberativo no âmbito da emissão de pareceres sobre protocolos de pesquisas, além de funções educativas da comunidade científica.
Composto por profissionais de diferentes áreas, incluindo membros das áreas médica e jurídica e representantes de participantes de pesquisa. Sua função é proteger os direitos, a segurança e o bem-estar dos participantes de pesquisa, antes e durante a realização do estudo.
A partir da Lei 14.874/2014 passou a compor o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (SINEP**)**, sendo regulamentado pela Instância Nacional de Ética em Pesquisa (INAEP), competência do Ministério da Saúde e responsabilidade da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.