Rastreie o seu pedido aqui
Doe Agora

Prevenção e cuidado com vítimas de acidentes de trânsito

O número de acidentes de trânsito tem aumentado muito nos últimos anos. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 milhão de pessoas morrem por ano em acidentes e o Brasil está no 5º lugar no ranking dos países com mais acidentes de trânsito. As vítimas vão desde motoristas, passageiros, ciclistas, pedestres e motociclistas. Entre as dez principais causas de morte no mundo estão os acidentes de trânsito, responsáveis por tirar vidas e deixar muitas pessoas com sequelas.

Segundo a Fisioterapeuta da AACD Christina de Farias Dell’Aglio, as principais sequelas de  acidentes de trânsito são lesões medulares, lesões neurológicas, traumatismo craniano e amputações. Todas as sequelas são tratadas na AACD, onde o paciente é acolhido com um plano de tratamento terapêutico e sua família recebe orientações para lidar com a nova condição. As recomendações abrangem cuidados como a alimentação, vestuário, higiene, posicionamento e outras atividades da vida diária. Cada caso é analisado individualmente, pensando na melhoria da qualidade de vida do paciente e facilitando o cuidado pelos familiares.

Prevenção de acidentes no trânsito

  • Evite o excesso de velocidade nas vias.
  • Ultrapassagens indevidas podem resultar em colisões com outros veículos.
  • A ingestão de bebida alcoólica ou drogas é uma das principais causas. Evite!
  • A falta de atenção pode causar danos graves, evite o uso de celular ao volante.
  • As placas de trânsito ajudam a manter a ordem e segurança na via. Não desobedeça!
  • O uso de itens obrigatórios de segurança (cinto, cadeirinha, airbags) podem salvar vidas no trânsito.

Tratamento na AACD

O processo de reabilitação para vítimas de acidentes de trânsito é completo e minucioso. Alguns exercícios trabalhados no processo de reabilitação são o alongamento e fortalecimento muscular, controle de tronco e equilíbrio, maior participação do paciente nas atividades funcionais (banho, alimentação, vestuário) para auxiliar quem está cuidando ou para que o paciente conquiste/recupere sua independência.

Se identificadas possibilidades de marcha, o tratamento trabalha a postura com exercícios que estimulam o paciente a caminhar com o apoio de barras paralelas, andador, muletas ou recursos auxiliares, conforme a necessidade. Em alguns casos, são necessárias cirurgias que são realizadas no Hospital Ortopédico da AACD. Nas nossas Oficinas Ortopédicas também são fabricados produtos para a locomoção e reabilitação do paciente, como próteses, órteses, adaptações para cadeiras de rodas, coletes, entre outros. Além disso, a AACD oferce atendimento psicológico, visando orientar os pacientes e seus familiares e oferecer suporte emocional.

Se você é paciente ou familiar de uma vítima de acidente de trânsito, as orientações de Cuidado e Prevenção da Lesão por Pressão (escaras) também podem auxiliar na reabilitação e melhorar a qualidade de vida da vítima. O atendimento humanizado é um dos diferenciais da AACD e faz toda a diferença durante o tratamento.

Fique de olho nas próximas orientações!