Doe Agora

Pessoas com deficiência física terão parques adaptados em São Paulo

d                                               Desktop 09-05-2016 11-33-46-626

Desde fevereiro deste ano, a cidade de São Paulo conta com uma nova lei que beneficia milhares de pessoas com deficiência física. Sob o número 16.387, o documento determina que todas as áreas de lazer e os parques infantis, públicos e privados do Município, deverão contar com brinquedos adaptados para crianças com deficiência. A legislação surge dois anos após a AACD inaugurar o Parque Anna Laura, anexo à Unidade Mooca, na Zona Leste.

De autoria dos vereadores David Soares (PSC) e Toninho Paiva (PR), a lei também prevê a obrigatoriedade de brinquedos adaptados em clubes particulares e centros comerciais com área de lazer. O objetivo é proporcionar a integração das crianças deficientes com outras crianças.

A lei exige que os brinquedos estejam de acordo com as normas de segurança do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) para facilitar o acesso de pessoas com deficiência física.

O parque da AACD Mooca conta com diversos recursos lúdicos, que proporcionam a todas as crianças momentos de interação, compartilhando as mesmas experiências. Assim, jovens com mobilidade reduzida, alterações sensoriais e intelectuais terão a oportunidade de brincar de forma segura, além de ampliar suas experiências motoras, cognitivas e sensoriais, favorecendo a melhora da autoestima. Esses momentos contribuem, também, para a promoção de uma inclusão mais ampla e para o avanço em direção a uma sociedade sem preconceitos.