Doe Agora

Perguntas frequentes-Terapia Ocupacional

1) O que é uma tábua adaptada e pra que serve?

Esta foto ilustra a tábua adaptada que falamos para auxiliar no corte dos alimentos, durante a alimentação:

Para confeccioná-la precisamos de uma tábua de “carne” de madeira e prego inoxidável (2 ou 3, como preferir) e tapete antiderrapante ou ventosas, para colocar sob a tábua, evitando assim que ela escorregue.

Irá auxiliar no corte dos alimentos com uma mão só. Cuidado para não se machucar com os pregos.

 

2) Como confeccionar um engrossador para talher?

Talher adaptado: se precisarmos engrossar o cabo dos talheres, podemos fazer com EVA:

 

3) Barra de apoio

Existem diversos tipos de barras de apoio e, para cada pessoa, precisaremos avaliar em qual local colocar. Algumas pessoas se beneficiam com a barra na frente do vaso sanitário; algumas com a barra na lateral; outras precisam de barra dentro do box para maior segurança durante o banheiro. O importante é avaliar em qual local será mais seguro e adequado colocar a barra. Podemos comprar esse dispositivo em lojas de construção, lojas de produtos hospitalares/ortopédicos. Podemos nos basear na NORMA BRASILEIRA NBR 9050, divulgada pela ABNT para sabermos as medidas adequadas em locais públicos.

 

Cuidado com as barras de apoio com ventosa: TESTE ANTES!

Essa foto ilustra o EVA, que poderá nos ajudar como antiderrapante sob o prato:

4) Como podemos estruturar a rotina?

Podemos montar juntos uma rotina para que a pessoa consiga seguir e se lembrar das atividades da semana. Por exemplo:

ou ou

 

5) Como montar uma sequência para alguma atividade, como vestir uma blusa?

Precisamos sempre estimular o paciente para que ele consiga realizar com a maior independência possível. Podemos, em alguns casos, somente dar as etapas para a realização. Como por exemplo: “Primeiro o senhor vai escolher a sua roupa (dar algumas opções). Vamos colocar primeiro o braço direito. Depois o braço esquerdo. Por último, o senhor passa a cabeça.” Esse é apenas um exemplo, mas que, talvez, cada um possa pensar em qual atividade precisará auxiliar e dividir em etapas.

Caso tenha uma nova dúvida, entre em contato conosco.

O Terapeuta Ocupacional é o profissional mais indicado para realizar uma avaliação funcional e auxiliá-lo em na independência e autonomia, como também para adaptação de utensílios e ambientes.